O PROCESSO CRIATIVO DA DANÇA-TEATRO: memórias, traços e reconstruções

Auteurs

  • Fernanda Veiga Motta Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.43.2019.61246

Mots-clés :

Dança-teatro, Processo Criativo, Memória

Résumé

O artigo propõe uma revisão bibliográfica, apresentando uma breve retrospectiva acerca do surgimento da dança-teatro alemã no início do século XX, até sua retomada por Pina Bausch, bem como o processo criativo desenvolvido por ela a partir do final dos anos 70. Esse método de perguntas e respostas é tomado como enfoque e visto como marco importante na construção das obras e da carreira da coreógrafa. A memória dos intérpretes-criadores no processo é tomada como elemento central, propulsor de criação e, mais do que isso, discute-se a possibilidade de reconstruções simbólicas de experiências vividas pelo sujeito que participa do processo. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biographie de l'auteur

Fernanda Veiga Motta, Universidade Federal da Bahia

Dança na vida desde a infância, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, tem formação de atriz pelo Teatro Vila Velha, mestrado no departamento de Psicanálise da Université Paris 8. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

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Publiée

2020-02-06

Comment citer

Motta, F. V. (2020). O PROCESSO CRIATIVO DA DANÇA-TEATRO: memórias, traços e reconstruções. Cadernos Do GIPE-CIT, (43), 35–51. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.43.2019.61246