PRETÉRITO DO PRESENTE NA ORDEM PATRIARCAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.41.2018.35388Parole chiave:
Patriarcado, Mentalidade, História, Família, GêneroAbstract
O presente artigo busca discorrer sobre o conceito de patriarcado, tendo em vista o caráter polissêmico do mesmo, visa abordá-lo, por meio de revisão de literatura, demonstrando sua variação em diversos autores. No entanto, o patriarcado não será visto aqui como uma estrutura que faz parte do passado: seja como uma tipologia de família ou como uma determinada forma de organização do Estado a partir de uma concepção evolucionista da História. Mas como um elemento fundante da sociedade contemporânea, que está presente nas relações hierárquicas estabelecidas entre mulheres e homens e ainda naturaliza essa desigualdade.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2020-02-06
Come citare
Pontes, B., & Cavalcanti, V. R. S. (2020). PRETÉRITO DO PRESENTE NA ORDEM PATRIARCAL. Cadernos Do GIPE-CIT, (41), 50–67. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.41.2018.35388
Fascicolo
Sezione
CADERNO
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).