PEDAGOGIA DA LONA: Teatro do Oprimido na Rede Municipal de Educação da cidade de Salvador

Autori

  • Taiana Souza Lemos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.40.2018.35397

Parole chiave:

Teatro do Oprimido, Escola, Pedagogia da Lona

Abstract

Relato de experiência que apresenta três vivências relacionadas ao ensino de teatro na Escola Municipal Ivone Vieira Lima, utilizando o método Teatro do Oprimido (TO) como mecanismo de desenvolvimento de ensino/aprendizagem teatral. Discute sobre o cenário da educação pública de Salvador, cidade onde as experiências foram realizadas, utilizando o termo pedagogia da lona como metáfora às condições que cercam o ensino de Teatro e as vivências em TO na Rede Municipal. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Taiana Souza Lemos, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/UFBA. Pesquisadora do Teatro e Estética do Oprimido e da Oprimida. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora de Teatro da Rede Municipal de Ensino de Salvador e da Escola Experimental. É atriz, feminista negra, integrante do Coletivo das Lilliths, plataforma artística LGBTQI+ que visa a produção de trabalhos artísticos para o fortalecimento das identidades dissidentes e manutenção de possibilidades de criação e difusão artística. Trabalhou como atriz e Coordenadora Pedagógica da Nossos Trecos Trupe de Teatro em 2009/2016. Em 2006/2007 integrou o Grupo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, onde participou do Projeto Cuida Bem de Mim como atriz e monitora de oficinas teatrais, o espetáculo foi dirigido pelo Prof Drº Luiz Marfuz. Em 2008/2009 trabalhou junto à Cia. Axé do Theatro XVIII como atriz nos espetáculos Milagre na Baía e A comida de Nzinga, ambos dirigidos pela atriz e diretora baiana Rita Assemany. Em 2011 integrou o elenco do Projeto Trilogia Memórias: Um grito contra o silêncio e o esquecimento, coordenado pela Profa Drª Antônia Pereira. Integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia-PIBID/UFBA.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-02-06

Come citare

Lemos, T. S. (2020). PEDAGOGIA DA LONA: Teatro do Oprimido na Rede Municipal de Educação da cidade de Salvador. Cadernos Do GIPE-CIT, (40), 64–77. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.40.2018.35397