ERRÂNCIAS E MARCHAS AMOROSAS: um ensaio sobre percursos trilhados na Vida, no Teatro e na Escola

Autori

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.62747

Parole chiave:

Ensino de Teatro, Escola, Errância, Amor

Abstract

Por meio desta escrita ensaística, faço uma releitura de percursos que foram trilhados na vida, no teatro e na escola, sob a lente de noções de errância e amor, com o auxílio de Paulo Freire (1989, 2019), bell hooks (2021) e Walter Kohan (2019). Proponho-me a pensar sobre a experiência de me fazer professora de Teatro, um processo de formação errante, que tem a ver com habitar a mim mesma, meus tempos e desvios. Trago relato de situações vividas como docente em Artes, em uma instituição formal de Educação Básica, para problematizar sobre o desafio que é habitar a Escola. Neste jogo, político, estético e pedagógico, o amor como atitude de luta tem me ajudado a construir relações e espaços – físicos e simbólicos. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Tissiana dos Santos Carvalhêdo

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAC/UDESC), desenvolve a pesquisa "As lições do mestre Pazzini: criando territórios transgressores para o pensar/fazer Teatro na Escola" (2021 a 2025), sob orientação do professor Dr. Vicente Concílio, co-orientação do professor Dr. Arão Nogueira Paranaguá de Santana, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.      

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-04

Come citare

dos Santos Carvalhêdo, T. (2024). ERRÂNCIAS E MARCHAS AMOROSAS: um ensaio sobre percursos trilhados na Vida, no Teatro e na Escola. Cadernos Do GIPE-CIT, (52), 159–175. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.62747