DANÇA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: autoconhecimento, sensibilização artística e desenvolvimento do senso crítico

Authors

  • Thais Regina Ravazi de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Yohana Miranda Silva Universidade Estadual do Paraná
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63107

Keywords:

Dança Contemporânea, Corporeidade, Crianças e Adolescentes, Educação Básica

Abstract

O artigo compartilha resultados de investigação acerca das potencialidades da Dança Contemporânea como perspectiva pedagógica, em atendimento às necessidades de crianças e adolescentes na Educação Básica. Observa-se que, mesmo a Dança estando presente na Escola, frequentemente por meio de eventos festivos, suas práticas não estão consolidadas como elemento educativo relacionado à Arte, como campo do conhecimento. Pensando na plena formação de crianças e de adolescentes, considera-se que a interlocução entre a noção de corporeidade e princípios da Dança Contemporânea possibilita um diálogo consciente do eu com o mundo exterior, mediante vivências que extrapolam os movimentos automatizados e meramente reprodutivos. A pesquisa parte do pressuposto de que, com base em fundamentos e práticas da Dança Contemporânea, se apresenta um caminho para a ruptura da reprodução inconsciente, tanto de movimentos como de valores sociais correlacionados, contribuindo para processos educacionais autorreflexivos que promovam o autoconhecimento, a sensibilização, bem como a formação de senso crítico dos estudantes, em sua formação basilar. O desenvolvimento da pesquisa articula análise bibliográfica e documental, contribuindo com o debate da Dança na Educação formal. Considera-se que princípios da Dança Contemporânea, como a construção reflexiva de vocabulários gestuais próprios, podem ser aplicados a todas as linguagens dançantes e, em âmbito escolar, podem colaborar com a formação plena de crianças e de adolescentes.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thais Regina Ravazi de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Práticas Sociais na Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá; Mestra em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí; Graduada em Letras (Português/Inglês) e em Educação Física pela Unespar de Paranavaí. Bolsista pela Capes/MEC, integra o Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Corporais (LEC).

Yohana Miranda Silva, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, integra o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Corporais (LEC). Atualmente atua como professora do Ensino Fundamental na área da Dança, na empresa IPAC de Paranavaí, Paraná.

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de Campo Mourão; líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Corporais (LEC).    

Published

2025-02-17

How to Cite

Ravazi de Souza, T. R., Miranda Silva, Y., & Lóde Nunes, M. A. (2025). DANÇA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: autoconhecimento, sensibilização artística e desenvolvimento do senso crítico. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 143–161. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63107