DANÇA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: autoconhecimento, sensibilização artística e desenvolvimento do senso crítico
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63107Palavras-chave:
Dança Contemporânea, Corporeidade, Crianças e Adolescentes, Educação BásicaResumo
O artigo compartilha resultados de investigação acerca das potencialidades da Dança Contemporânea como perspectiva pedagógica, em atendimento às necessidades de crianças e adolescentes na Educação Básica. Observa-se que, mesmo a Dança estando presente na Escola, frequentemente por meio de eventos festivos, suas práticas não estão consolidadas como elemento educativo relacionado à Arte, como campo do conhecimento. Pensando na plena formação de crianças e de adolescentes, considera-se que a interlocução entre a noção de corporeidade e princípios da Dança Contemporânea possibilita um diálogo consciente do eu com o mundo exterior, mediante vivências que extrapolam os movimentos automatizados e meramente reprodutivos. A pesquisa parte do pressuposto de que, com base em fundamentos e práticas da Dança Contemporânea, se apresenta um caminho para a ruptura da reprodução inconsciente, tanto de movimentos como de valores sociais correlacionados, contribuindo para processos educacionais autorreflexivos que promovam o autoconhecimento, a sensibilização, bem como a formação de senso crítico dos estudantes, em sua formação basilar. O desenvolvimento da pesquisa articula análise bibliográfica e documental, contribuindo com o debate da Dança na Educação formal. Considera-se que princípios da Dança Contemporânea, como a construção reflexiva de vocabulários gestuais próprios, podem ser aplicados a todas as linguagens dançantes e, em âmbito escolar, podem colaborar com a formação plena de crianças e de adolescentes.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
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