ALÍVIO OU DA NECESSIDADE DE FALAR SOBRE ABORTO: processos de criação cênica e falas em primeira pessoa
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66182Parole chiave:
Aborto, Processo de Criação, PolíticaAbstract
A partir da vivência no Laboratório de Criação “Criar Vozes, Narrar Mulheres” (2024), ocorrido na Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – PPGAC/UFBA, sob orientação da diretora, professora e pesquisadora Meran Vargens, proponho aqui algumas reflexões sobre processos de criação, entre arte e política. Afinal, qual é a potência política da criação? Ou ainda, como esta potência pode se manifestar? No rastreio deste processo específico de criação, no qual me envolvo como atriz, dialogo também com outras vivências e percepções entre a criação e a militância, especialmente minha colaboração com a Coletiva Basuras e meu encontro com a boliviana Maria Galindo e suas provocações sobre a necessidade de falarmos em primeira pessoa. Este é, sobretudo, um artigo manifesto dedicado a um tema espinhoso e urgente na vida de pessoas com útero: o aborto.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).