A RISADA DA BRUXA OU A BRUXARIA DA PALHAÇA: um ensaio sobre possíveis diálogos entre o feminino e o feminismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66185Parole chiave:
Feminino, Feminismo, Comicidade feminina, Processo criativo, Artes CênicasAbstract
Este ensaio visa compreender os possíveis diálogos entre o feminismo e o feminino, a partir da reflexão de uma artista sobre os caminhos do seu processo criativo em Artes Cênicas, desenvolvido durante Laboratório de Criação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo é apresentar momentos em que tanto o feminino quanto o feminismo orientaram a criação de uma dramaturgia com ênfase na comicidade feminina, que buscava questionar
as narrativas patriarcais sobre a sexualidade das mulheres, tendo como inspiração o material autobiográfico da própria artista-pesquisadora e a mitologia da Deusa Lilith. A partir
dos estudos de Virginia Woolf (2014), Silvia Federici (2017, 2019), Joice Aglae Brondani (2020, 2022), Mirella Faur (2016) e Barbara Koltuv (2017), propõe-se um diálogo sobre as concepções acerca do feminino e as teorias feministas. Além disso, este ensaio apresenta reflexões originadas a partir de leituras, imagens arquetípicas de deusas, músicas de artistas nordestinos e fotografias do cotidiano, que integraram o processo criativo para o Sarau Criar Vozes Narrar Mulheres
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).