GÊNERO, ARTE E DIVERSIDADE

EDITORIAL

Autores

  • Antônia Pereira Bezerra Universidade Federal da Bahia

Resumo

A Edição número 41 do Cadernos do GIPE-CIT traz importantes e oportunos temas e questões amplamente debatidos por ocasião do I Encontro sobre Arte, Gênero e Diversidade, que teve lugar no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2018. O evento envolveu docentes e discentes do PPGAC/UFBA, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/ UFBA), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e da Universidade Nacional Autônoma da Cidade do México (UNACM). O evento contou, ainda, com a participação, em mesas redondas e rodas de conversas, de representantes do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas/ Salvador (GRUMAP), representantes do Terreiro da Casa Branca/ Salvador, além de reconhecidas atrizes da cena soteropolitana. Essa primeira versão do Arte Gênero e Diversidade teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROEX). Diverso não só no conteúdo, mas também em seu formato de organização, o  Encontro  acolheu conferências sobre (trans)feminicídios, riso, cena e feminilidade, negritude, oficinas de corpo, música e gênero, performances cênicas e musicais, reunindo pesquisadores, artistas e ativistas de questões tão oportunas e emergentes acerca da identidade de gênero. Dessa forma, a edição reúne abordagens sobre gênero e identidade de gênero, problematizadas na perspectiva dos debates feministas contemporâneos, impulsionadas por importantes diálogos com universos distintos; favorecendo profícuos intercâm-bios com teórica(o)s e/ou profissionais da música, do teatro e da performance. Comitê Editorial/Organizadoras: Antônia Pereira Bezerra, Mariana Berlanga Gayón e Ana Flávia Hamad.

AUTORES

Antonia Pereira; Bárbara Pontes; Felipe Henrique Monteiro Oliveira; Joyce Sangolete Chaimsohn; Júnia Cristina Pereira; Laila Rosa; Mariana Berlanga Gayón; Onisajé; Simon Cavalcanti; Simone Requião; Vanessa Ribeiro; Yasmin Nogueira.

COMISSÃO CIENTÍFICA – Edição 41

Antônia Pereira Bezerra; Mariana Berlanga Gayón; Ana Flávia Hamad; Laila Rosa.

COORDENAÇÃO EDITORIAL Daniel Becker Denovaro

REVISÃO Andrea Rabelo

PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO Nando Cordeiro

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Pereira Bezerra, Universidade Federal da Bahia

Atriz e dramaturga, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1992); Mestre (DEA) em Litterature Française pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1994); Doutora em Lettres Modernes pela Université de Toulouse II, Le Mirail (1999) e Pós- Doutora em Dramaturgia pela Université du Québec à Montréal - UQAM (2006). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) por duas gestões consecutivas - biênios 2007/2009 e 2009/2011; Coordenou a Área de Artes/Música na CAPES de abril de 2011 a abril de 2018. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, integra os Grupos de Pesquisa DRAMATIS e GIPE-CIT.

Downloads

Publicado

2018-06-08

Como Citar

Bezerra, A. P. (2018). GÊNERO, ARTE E DIVERSIDADE: EDITORIAL. Cadernos Do GIPE-CIT, (41), 4–6. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35427