PRÁTICAS ARTÍSTICAS E GESTO DECOLONIAL: uma experiência com o teatro lambe-lambe

Autores

  • Cláudia Salomão Costa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.46.2021.45715

Palavras-chave:

Ensino remoto, Gesto decolonial, Teatro de formas animadas, Teatro lambe-lambe

Resumo

O ensaio traz um relato analítico da experiência com o teatro lambe-lambe, uma vertente do teatro de formas animadas (AMARAL, 2011; RANGEL, S., 2014), no âmbito do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Santo Amaro, entre os anos de 2017 e 2021, apresentando alguns desdobramentos decorrentes do ensino no formato remoto em atendimento ao necessário distanciamento social – em tempos de pandemia da Covid-19. O estudo enfoca a influência das manifestações artísticas e culturais locais, tendo como referência trabalhos apresentados pelos discentes, apontando para a perspectiva de gesto decolonial (MIGNOLO, 2014) em sua prática, e em um ambiente de forte tradição cultural – o Recôncavo Baiano. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

 

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Biografia do Autor

Cláudia Salomão Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda em Cultura e Sociedade – Pós-Cultura (IHAC/UFBA). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Bacharel em Direito (UFBA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora do grupo Criar para Crianças: Núcleo de Estudos das Artes e Culturas da e para a Infância (CRICA/UFRB). Gerente Técnica do Teatro Castro Alves.

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

Costa, C. S. (2022). PRÁTICAS ARTÍSTICAS E GESTO DECOLONIAL: uma experiência com o teatro lambe-lambe. Cadernos Do GIPE-CIT, (46), 77–91. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.46.2021.45715