DUAS FUGAS PARA UM FADO

A PARIDADE ESTÉTICA E TEMÁTICA EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR E MARIA TERESA HORTA

Auteurs

Mots-clés :

Clarice Lispector, Maria Teresa Horta, Feminino, Literatura

Résumé

A emancipação feminina é um tema muito explorado nos estudos literários, especialmente em textos contemporâneos. Clarice Lispector, escritora modernista, inaugurou na literatura brasileira um formato intimista para o trato de suas narrativas, comumente conduzidas através do fluxo de consciência, em que a perspectiva é apresentada por um narrador descortinando questões internas, refletidas nos aspectos da memória e da linguagem. Maria Teresa Horta, escritora portuguesa, também percorre vertentes similares no nível estético e, especialmente, no temático. Nos contos “A fuga” e “Lídia”, das escritoras supracitadas, os narradores em ambos os textos acompanham duas mulheres e seus dilemas conjugais: a primeira devaneia, durante o banho, uma possibilidade de escape da rotina que violenta sua caótica condição existencial; a segunda desenvolve um processo de metamorfose similar a um quadro delirante. Ao aproximarmos os contos, propomos uma leitura sem o efetivo compromisso militante, ainda que a perspectiva delineie contornos combativos. Nomes como o de Boris Tomachevski (1971), Benedito Nunes (1992), Nobert Elias (1994) e Tzvetan Todorov (2003), entre outros ressignificam o nosso pensamento dentro da crítica literária, de modo possível a se verificar que conflitos internos provocados por inflamações nos casamentos atuam como um ponto de intercessão entre as personagens.

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Bibliographies de l'auteur

Guilherme Mateus Maniçoba Formiga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras, com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Estudos da Linguagem, área de Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/PPgEL).

Fernando Filgueira Barbosa Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras com habilitação em Língua Inglesa (2012) e Língua Portuguesa (2021), ambas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Letras pela UERN (PPgL) e Doutor em Letras pela UERN (PPgL).

Références

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, número. 34ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.

ELIAS, Nobert. A sociedade dos indivíduos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar. In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia: (“o caso Schreber”): artigos sobre técnicas e outros textos (1911-1913). Tradução e notas de Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HORTA, Maria Teresa. Lídia. In: ______. Azul Cobalto. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014, p. 9-36.

LISPECTOR, Clarice. A fuga. In: ______. Todos os contos. Benjamin Moser (org.). Rio de Janeiro: Rocco, 2016, 88-92.

______. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

NUNES, Benedito. Brigada ligeira e outros escritos. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

______. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

TOMACHEVSKI, Boris. Temática. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971.

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Publiée

2025-04-30

Comment citer

Mateus Maniçoba Formiga, G., & Filgueira Barbosa Júnior, F. (2025). DUAS FUGAS PARA UM FADO: A PARIDADE ESTÉTICA E TEMÁTICA EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR E MARIA TERESA HORTA. Inventário, (35), 1–14. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62933

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