DUAS FUGAS PARA UM FADO
A PARIDADE ESTÉTICA E TEMÁTICA EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR E MARIA TERESA HORTA
Parole chiave:
Clarice Lispector, Maria Teresa Horta, Feminino, LiteraturaAbstract
A emancipação feminina é um tema muito explorado nos estudos literários, especialmente em textos contemporâneos. Clarice Lispector, escritora modernista, inaugurou na literatura brasileira um formato intimista para o trato de suas narrativas, comumente conduzidas através do fluxo de consciência, em que a perspectiva é apresentada por um narrador descortinando questões internas, refletidas nos aspectos da memória e da linguagem. Maria Teresa Horta, escritora portuguesa, também percorre vertentes similares no nível estético e, especialmente, no temático. Nos contos “A fuga” e “Lídia”, das escritoras supracitadas, os narradores em ambos os textos acompanham duas mulheres e seus dilemas conjugais: a primeira devaneia, durante o banho, uma possibilidade de escape da rotina que violenta sua caótica condição existencial; a segunda desenvolve um processo de metamorfose similar a um quadro delirante. Ao aproximarmos os contos, propomos uma leitura sem o efetivo compromisso militante, ainda que a perspectiva delineie contornos combativos. Nomes como o de Boris Tomachevski (1971), Benedito Nunes (1992), Nobert Elias (1994) e Tzvetan Todorov (2003), entre outros ressignificam o nosso pensamento dentro da crítica literária, de modo possível a se verificar que conflitos internos provocados por inflamações nos casamentos atuam como um ponto de intercessão entre as personagens.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, número. 34ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
ELIAS, Nobert. A sociedade dos indivíduos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar. In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia: (“o caso Schreber”): artigos sobre técnicas e outros textos (1911-1913). Tradução e notas de Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HORTA, Maria Teresa. Lídia. In: ______. Azul Cobalto. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2014, p. 9-36.
LISPECTOR, Clarice. A fuga. In: ______. Todos os contos. Benjamin Moser (org.). Rio de Janeiro: Rocco, 2016, 88-92.
______. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
NUNES, Benedito. Brigada ligeira e outros escritos. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
______. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
TOMACHEVSKI, Boris. Temática. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971.