Estudo dos Registros de Softwares das Instituições Federais de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.61491

Palavras-chave:

Programas de Computador, Registro de Software, Instituições Federais de Ensino.

Resumo

Avanços tecnológicos na área de tecnologia da informação têm impulsionado os autores a protegerem seus programas de computador. O registro de software concede direitos exclusivos aos autores, permitindo-lhes explorar comercialmente suas criações por um período determinado. O presente artigo mostra uma prospecção tecnológica realizada na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sobre os registros de softwares. A pesquisa foi realizada no mês de abril de 2024 e utilizou como estratégia de busca as 44 Instituições Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e que tenham sido requeridas no período de 2019 a 2023. Nas buscas, foram encontrados 1.357 pedidos de registros de software, sendo 49% desses pedidos realizados pela Região Nordeste, 44% pelas Regiões Sul e Sudeste, conjuntamente, e apenas 7% pelas demais regiões.

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Biografia do Autor

Josimary Horta de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Processos Gerenciais (2014), Bacharel em Administração (2023), Especialista em Recursos Humanos no Setor Público (2016), Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (2021). Servidora federal efetiva e atuando na Coordenadora de Formação de Recursos Humanos no Polo de inovação do IFCE.

Francisco Fábio Cavalcante Barros, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Graduado  em  Engenharia  de  Alimentos  pela  Universidade  Federal  do  Ceará  (2000),  Mestre  em  Ciência  de Alimentos  (2007)  e  Doutor  em  Ciência  de  Alimentos (2011)  ambos  pela  Universidade  Estadual  de  campina. Pesquisador em Propriedade Industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Antonio Helyson Fernandes Clementino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

 Mestrando  pelo  Programa  de  Pós-Graduação  em  Propriedade  Intelectual  e  Transferência  de  Tecnologia  para a Inovação no Ponto Focal IFCE.

Cristiane Borges Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2008), e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é docente, pesquisadora e Pró-Reitora de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Araújo, J. H. de, Barros, F. F. C., Clementino, A. H. F., & Braga, C. B. (2025). Estudo dos Registros de Softwares das Instituições Federais de Ensino. Cadernos De Prospecção, 18(3), 724–735. https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.61491

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento