Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Brasileira de Administração Política – REBAP (ISSN 2525-5495) é uma revista semestral do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia e tem como foco a publicação de artigos que contemplem os seguintes temas prioritários:

I. EPISTEMOLOGIAS, TEORIAS E MODELOS ANALÍTICOS DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA - Surgimento, Formação e Desenvolvimento do Pensamento Administrativo-Político Contemporâneo; Desenvolvimento do Pensamento Administrativo-Político Brasileiro; Emergência de Novos Paradigmas na Gestão Pública e Societal/Social; Debate com Outras Epistemologias e Campos do Conhecimento.

II. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO - Administração Política e Geografia Política; Gestão, Planejamento e Projeto de Nação (Nacional, Regional e Local); Gestão e Políticas Públicas; Gestão, Inovação e Competitividade; Gestão Socioambiental e Desenvolvimento; Gestão e Cooperação Internacional.

III. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESTATAL - Movimentos Reformistas do Estado e Modelos Gerenciais ou Gerencialistas; Análise das Capacidades Estatais; Avaliação de Políticas Públicas; Gestão, Finanças Públicas e Orçamento Governamental; Gestão e Governança Pública (Accountability e Sistemas de Controle); Governança Multinível e Políticas Setoriais; Políticas de Formação Profissional em Administração.

IV. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO SOCIETAL OU SOCIAL - Administração Pública e Sociedade; Gestão de Políticas Públicas; Participação e Controle Social; Gestão de Organizações da Sociedade Civil; Gestão, Pluralidade Social e Pluralidade Jurídica; Gestão Social, Economia Solidária e Gestão de Bens-Comuns; Gestão e Governança de Parcerias Público-Social (PPPs).

V. ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO EMPRESARIAL E INTERFACES COM A GESTÃO PÚBLICA - Gestão e Governança de Parcerias Público-Privadas (PPPs); Governança Corporativa em Organizações Públicas e Empresas Estatais; Gestão e Empreendedorismo; Gestão da Qualidade, Práticas ESG e Anticorrupção em Organizações Públicas e Empresas Estatais.

Com isso, a REBAP visa publicar, divulgar e motivar a produção científica a partir de uma abordagem inter, multi e transdisciplinar que integra o campo da Administração com as Ciências Humanas e as Ciências Sociais Aplicadas (Economia, Direito, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, Contabilidade entre outros saberes), contribuindo com a difusão do conhecimento científico para a academia e a sociedade em geral.

REBAP tem como escopo a recepção de manuscritos originais e inéditos que sejam provenientes de pesquisas científicas desenvolvidas nas áreas acima descritas.


Taxas

Revista Brasileira de Administração Política REBAP não cobra nenhuma taxa em seu processo editorial, seja para processamento do artigo ou para a sua publicação.


Periodicidade

As submissões podem ocorrer a qualquer momento, contudo, a publicação é realizada com a periodicidade Semestral, com publicações nos meses de junho e dezembro de cada ano.


Acesso aberto e Licença

Revista Brasileira de Administração Política - REBAP adota e segue a definição de acesso aberto do Directory of Open Access Journal (DOAJ). Assim, os artigos são publicados sob uma Licença Creative Commons (CC-BY), que permite o acesso gratuito imediato e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule os textos completos  dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal, salientando a necessidade de que seja dado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.


Originalidade e Ineditismo - Verificação de similaridade

Ao iniciar o processo de análise dos manuscritos submetidos, os arquivos passarão por uma verificação de similaridade utilizando o software CopySpider, como forma de garantir que os manuscritos sejam originais e inéditos.


Protocolos de Preservação e Interoperabilidade

Os artigos publicados na Revista Brasileira de Administração Política são preservados utilizando o LOCKS e o CLOCKS, para preservação na Rede Cariniana (Brasil) e na PKP PN (Canadá). Para os processos de indexação, a revista utiliza o protocolo OAI-PMH que pode ser acessado pelo link: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/oai

Além disso, a REBAP segue a inciativa para citações abertas (Open Citations) no Padrão I4OC.


Princípios FAIR

REBAP publica e disponibiliza metadados em formato que atendem os princípios FAIR, garantindo que eles sejam Findable (Encontráveis)Accesible (Acessíveis)Interoperable (Interoperáveis) e Reusable (Reutilizáveis). Esses princípios auxiliam nos processos de busca, indexação e coleta de dados relacionados aos artigos publicados.