ANTECEDENTES DA ADMINISTRAÇÃO II: O LEGADO ESQUECIDO DAS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS. O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO RUSSO PÓS-REVOLUÇÃO DE 1917
Resumo
O texto objetiva analisar como a Revolução Russa representa uma linha de continuidade em relação à Comuna de Paris em dois sentidos: a) teoricamente, por meio das ideias de Lênin sobre o papel da revolução quanto ao Aparelho do Estado e à Administração Pública; b) concretamente, devido às transformações que procurou implementar no início da revolução em relação à industrialização e à administração. Procura, também, refletir sobre o pensamento leninista, observando suas contradições e inovações teóricas, assim como vinculá-lo ao ideário de Marx e Engels. Conclui que, embora a revolução não tenha cumprido suas promessas, trata-se de uma experiência fundamental à reflexão contemporânea, tanto em termos teóricos como empíricos, o que implica que seu legado deve ser refletido.
Palavras-chave: Revolução Russa; história; administração; aparelho do Estado; contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


