A BUSCA DE UMA TECNOLOGIA DE GESTÃO PROLETÁRIA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA
Resumo
A Administração, enquanto campo do conhecimento, até o início do século XX, foi relegada a uma posição subalterna à sombra das engenharias. Talvez, como consequência, sua sistematização enquanto campo do conhecimento viria a ser iniciada por um engenheiro: Frederick Winslow Taylor. O objetivo do presente artigo é analisar a apropriação da tecnologia taylorista, notadamente capitalista, pelo Estado socialista russo capitaneado por Lênin e, deste modo, tentar perceber a Administração Política diante da tecnologia e de uma série de questões contemporâneas, como, por exemplo, a neutralidade tecnológica. Faz-se uso de uma metodologia de análise bibliográfica. Conclui-se que a gestão das relações sociais em solo soviético, ou seja, a Administração Política praticada por Lênin, tomou como verdade (equivocadamente) os aspectos da neutralidade tecnológica.
Palavras-chave: Administração Política; Taylorismo; Estado; Lênin; Tecnologia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


