ASSENTAMENTOS RURAIS E A ESTRUTURA FUNDIÁRIA NA REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA
Resumo
A lavoura cacaueira foi responsável pela dinâmica econômica e social da região Sul da Bahia, até o final da década de 1980, quando foi afetada por uma grave crise, levando ao colapso a produção e o emprego. A história agrária regional revela a relação entre a expansão da lavoura e a estrutura agrária, marcada pela forte concentração fundiária. Assistiu-se a dois cenários em processo na região, na década de 1990: primeiro, o aparecimento de fazendas de cacau desativadas; segundo, a expansão de assentamentos rurais. O estudo analisa os reflexos da crise cacaueira sobre o comportamento da estrutura fundiária no período compreendido entre a década de 1990 até o final da década de 2000. Observou-se que, embora os assentamentos tenham proporcionado o acesso à terra a milhares de trabalhadores cacaueiros, os dados apontam para a permanência da concetração fundiária.
Palavras-chave: Cacauicultura; Crise; Assentamentos rurais; Estrutura fundiária.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


