A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E A GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO EM MOÇAMBIQUE
Resumo
Este artigo se dispõe a apresentar uma discussão teórica a propósito das transformações do modelo tradicional de administração pública, fundamentadas nas críticas à sua inflexibilidade e ineficácia, formuladas a partir do surgimento das concepções promovidas pelo movimento da Nova Gestão Pública. Discorre a propósito do embasamento dessas críticas, associadas à questão das reformas administrativas como mecanismo para tornar o funcionamento da administração pública mais efetivo e eficiente na resposta das demandas da sociedade. A criação de um novo serviço público constituído por novas práticas de interação e participação pública, no processo de formulação e implementação de políticas públicas, representa o argumento principal da abordagem exposta. Coerente com esse enfoque, o ensaio apresenta o panorama das reformas administrativas dos anos 1980 e 1990 em Moçambique e discute as implicações da Estratégia Global de Reforma do Setor Público (2001-2011) no atual processo de construção de um setor público modernizado e eficaz. Conclui que a adoção de práticas de Governança Interativa mostra-se como o principal desafio para a administração pública moçambicana tendo em vista a institucionalização de formas de gestão que melhores os processos de tomada de decisão e de formulação e implementação de políticas públicas.
Palavras-chave: Burocracia; reforma administrativa; governança interativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


