ANALISANDO O CARÁTER INOVADOR DO PROGRAMA CÍRCULOS POPULARES DE ESPORTE E LAZER: UMA EXPERIÊNCIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE ESPORTE E LAZER DO RECIFE.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o caso empírico das políticas públicas no setor de esporte e lazer, a partir experiência desenvolvida no Recife (PE), desde 2001, com o Programa Círculos Populares de Esporte e Lazer. Para tanto, foi contextualizada a transformação das políticas públicas baseada em De Franco (2003), que considera a existência de três gerações de políticas: a primeira centralizadora, a segunda universalista e uma terceira que seria o amadurecimento dessa segunda fase. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, adotando como estratégia o estudo de caso. Foram utilizadas como técnicas de coletas os documentos e registros do Programa, entrevistas semiestruturadas com gestores da autarquia e observação participante; no estudo, predominou a análise de conteúdo. O resultado do trabalho permitiu confrontar os aspectos de inovação tecnológica, humana, cultural, estratégica, de poder e estrutura, além de observar a mudança no conteúdo e na natureza dos serviços direcionados à cidadania, a integração de novos atores e espaços interorganizacionais, às novas formas de planejamento e ao foco na inclusão social. Chegou-se à conclusão de que, em linhas gerais, o programa atende aos preceitos de inovação de que tratam Andrade (2001), Farah (2000) e Klering e Andrade (2006).
Palavras-chave: Políticas Públicas; Esporte e Lazer; Políticas Sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


