OS CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES: A SUPERFICIALIDADE DOS TRATAMENTOS A PARTIR DE METÁFORAS, DEUSES E NARRATIVAS
Resumo
As últimas décadas têm sido pródigas em estudar conflitos organizacionais sob diferentes narrativas, metáforas e perspectivas que explicam, mas não resolvem o problema básico. Parte do pressuposto de que não resolvem devido à sua superficialidade, já que não tocam na origem primeira destes conflitos, que é o problema do reconhecimento do trabalho e da distribuição de seus resultados . Que o conhecimento destas metáforas, deuses e orixás é um caminho eficiente para o estudo dos conflitos nas organizações, mas ineficaz para a sua solução. Este trabalho objetiva compreender o conflito destruidor, o corrosivo nas organizações a partir de metáforas, narrativas e pensamentos adversos da administração. A referência central para a discussão é a análise entre as metáforas ou narrativas apresentadas por Morgan, Handy, Reed, Vergara, Mintzberg e os pensamentos divergentes de Taylor e Follet. Metodologicamente, este artigo é qualitativo e tem como fundamento a revisão de literatura, que nos transporta ao entendimento de que o conflito comportamental existe no ambiente organizacional. A análise mostra que os líderes, ao compreender as metáforas, têm melhor condição de enfrentar as dificuldades comportamentais encontradas no cotidiano das organizações.
Palavras-chave: Metanarrativas; metáforas; conflitos; orixás; escola científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


