A CONCEPÇÃO NEOLIBERAL DE JUSTIÇA
Resumo
Objetiva-se analisar a concepção de justiça da doutrina/ideologia neoliberal por meio de três escolas, assim chamadas: escola Austríaca (capitaneada pelos atomistas von Mises e von Hayek); de Chicago (notabilizada pelo monetarismo de M. Friedman); e de Virgínia (liderada pela escolha racional e pelo individualismo metodológico de J. Buchanan). Para tanto, analisaram-se suas obras de referência, em que se perceberam posições individualistas, meritocráticas e assentadas na ideia de mercado livre. Paralelamente, o contexto histórico de embates entre neoliberais e seus adversários foram analisados como forma de compreender o significado de justiça aos neoliberais. Concluiuse que a desigualdade social é aceita e justificável, assim como o autoritarismo político desde que assentado no “mercado livre”.
Palavras-chave: Neoliberalismo; Doutrina; Ideologia; Justiça; Embates.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


