ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA NO PPA 2012-2015
Resumo
O artigo analisa as principais inovações no modelo de gestão do Plano Plurianual Federal para o período de 2012-2015, comparando as inclinações atuais com o modelo anterior. As inovações foram discutidas a partir da natureza política da administração pública, das circunstâncias nas quais o planejamento se associa à gestão e à luz da apropriação que o direito administrativo faz dos instrumentos de gestão. Identificou-se que as inovações na linguagem, na estrutura e na regulamentação dialogam
com um conceito mais pleno de gestão porque criam um caminho para ressignificá-la, associando o conceito à capacidade de fazer. Apesar das inovações conceituais e simbólicas, a conclusão alerta para a necessidade de se qualificar o ambiente institucional do PPA com instrumentos e conhecimentos associados às questões práticas sobre o funcionamento do Estado, visto que são essenciais para viabilizar as políticas. Nesse sentido, o artigo traz sugestões de como lançar o PPA no mundo real das políticas públicas. Uma leitura em retrospectiva da obra de Alfred Marshall revela a grande complexidade de um pensamento aberto à renovação da teoria, com uma noção implícita de dinamismo do sistema produtivo e com uma visão internacional do processo do capital.
Palavras-chave: Plano plurianual; Administração política; Planejamento governamental; Implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


