ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E A PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO URBANO: ANÁLISE COMPARATIVA DE EXPERIÊNCIAS PONTUAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Resumo
A proposta deste artigo é discutir a Administração Política a partir do conceito de gestão das relações sociais de produção e, por meio deste instrumental conceitual, discutir a participação na área do desenvolvimento urbano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório em que foram realizadas consultas em fontes secundárias complementadas com informações primárias bem como levantamento bibliográfico sobre a temática. Quanto ao referencial teórico, vamos buscar em autores da administração e da participação como Lefebvre, Castells, Teixeira, Souza Santos, Taylor, Guerreiro Ramos e o autor contemporâneo
Reginaldo Souza Santos que, junto com um grupo de pesquisa, lançou-se na incursão de um novo campo de investigação e estudos denominado Administração Política, lastreados em duas dimensões analíticas: a da economia política e da economia/administração profissional. Nas conclusões, apontamos a necessidade de resgatar o papel do Estado na sua instância municipal, indo além das ferramentas da administração profissional, caracterizada pela contribuição acadêmica/executiva da área da administração municipal, buscando na administração política uma nova plataforma teórico-operativa para requalificar o pensamento e a ação sobre as cidades.
Palavras-chave: Administração política; Participação; Desenvolvimento urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


