POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO DE DIREITOS E DO PATRIMÔNIO DO TRABALHADOR BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Resumo
Elaborado sob uma perspectiva histórica, a partir da proclamação da República, o presente ensaio é resultado de uma pesquisa bibliográfica focada em políticas públicas de construção e destruição ou conhecimento experiencial adquirido pela vivência nos ambientes sociopolítico e econômico do país, nos períodos mais recentes, aqui mencionados. Através deste, procurou-se ressaltar os seguintes fatos: (1) durante a Era Vargas (período em que ocorreu a substituição da política liberal dos governos anteriores), o Estado avocou a si tanto o comando da política econômica (conduzida com sobrerania nacional), quanto o de defesa da renda e emprego; contudo, sem tornar-se um regime pró-trabalhadores; (2) desde a ditadura militar (1964-1985), direitos, anteriormente, adquiridos pela classe operária têm-lhe sido retirados e parte de seu patrimônio, destruída ou mal utilizada; (3) o Partidos dos Trabalhadores (PT), no atual comando do Estado, não tem procurado rever esses direitos; e (4) a alternância - construção/destruição de direitos dos trabalhadores - tem caracterizado a administração política do país desde o fim do Império. Com relação à aquisição de direitos, o foco é a criação de regalias trabalhistas durante a administração Vargas; no que tange à destruição de algumas dessas prerrogativas e de parte do patrimônio da classe operária, seja ela vista como um todo, ou apenas uma parte de si mesma, ou apenas uma parte de si mesma, o foco são as falências do FGTS e INPS provocadas por decisões administrativas desastrosas tomadas durante o regime militar e o uso indevido de bens exclusivos de uma fração dos trabalhadores urbanos, a exemplo da utilização de parcela dos recursos dos fundos de pensão por parte do governo.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Contrução e destruição de direitos dos trabalhadores; Uso indevido do patrimônio dos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


