EMBATES SOBRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO/SOCIAL E O PAPEL DO ESTADO NO BRASIL
Resumo
Tendo-se como perspectiva a Administração Política e, nesta, particularmente o Manifesto de Garanhuns, entre outros manifestos dessa corrente da Administração, intenta-se analisar as possibilidades da emergência de um novo modelo de desenvolvimento tendo em vista as características e impactos gerados pela crise do capitalismo após o crash de 2008. Esta etapa do capitalismo tem como marca a financeirização do capital combinada com a agenda neoliberal de promover, por um lado, o enxugamento do Estado, desregulação e desregulamentação e, por outro lado, a diminuição de direitos trabalhistas e sociais. Esse quadro contextual faz emergir dois projetos concorrentes: de um lado, o neoliberalismo financeirizado e, de outro lado, o (neo) desenvolvimentismo. Ambos delimitam a contenda entre concepções distintas de igualdade, de liberdade e, sobretudo, do papel do Estado. Pretende-se, dessa forma, analisar a preponderância das ideias liberais e as possíveis
saídas para a emergência de um novo desenvolvimento, notadamente no Brasil, que supere tanto as causas estruturais que levaram à crise de 2008 como os seus efeitos.
Palavras-chave: Desenvolvimento, Estado, Neoliberalismo, Embates Ideológicos, Igualdade
Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


