SUBDESENVOLVIMENTO, INTEGRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE RAÚL PREBISCH E CELSO FURTADO
Resumo
O ensaio teórico que aqui se apresenta visa abordar a possibilidade de contribuição da teoria do desenvolvimento para a compreensão da administração política. Partimos da premissa de que a administração política é um processo social concreto, que faz parte da superestrutura institucional do modo de produção capitalista. Para enfrentar a problemática em questão, fazemos uma recuperação, por meio de revisão bibliográfica, de algumas das contribuições de Raúl Prebisch e Celso Furtado para a teoria do desenvolvimento, com foco nas noções de subdesenvolvimento, integração internacional e o papel do Estado na promoção do desenvolvimento. Chega-se à conclusão de que sua aplicabilidade se dá, no caso em questão, sobretudo por suas visões aparecerem como expressões dos interesses materiais e agendas de frações de classe específicas na América Latina, o que chamamos de administração política.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Subdesenvolvimento; Integração internacional; Administração política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


