EMPODERAMENTO DOS POVOS INDÍGENAS: O MODELO DE GESTÃO DO ESTADO DO ACRE
Resumo
Este trabalho procura descrever a trajetória da ocupação do estado do Acre, por meio dos ciclos econômicos da borracha, abordando o contexto histórico e as implicações resultantes do embate entre colonizadores e os povos indígenas nativos da região. Procurando demonstrar que, embora esse movimento migratório tenha representado a dizimação de milhares de indígenas, de forma resiliente, eles conseguiram manter viva a sua cultura, a qual somada às iniciativas pioneiras elaboradas pelo Governo do Estado do Acre —, por meio de políticas públicas específicas a esse segmento da sociedade —, bem como as mudanças decorrentes da adoção de novos paradigmas, surgem resultados que permitem considerar novos caminhos para o alcance da soberania alimentar.
Palavras chaves: Acre, Povos indígenas, Políticas públicas, Soberania alimentar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


