LICENCIAMENTO AMBIENTAL E POLÍTICA DE DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Resumo
O estado da Bahia, no intuito de reduzir os impactos ambientais dos empreendimentos, buscou, pela Resolução n.o 3.925/09 do seu Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram), implementar a política de descentralização da gestão ambiental, ou Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), para fortalecer a gestão ambiental dos órgãos municipais de meio ambiente. Este estudo buscou analisar o processo de licenciamento ambiental nos municípios do Recôncavo da Bahia. A pesquisa apresenta-se de natureza qualitativa, utilizando entrevistas semiestrutradas realizadas durante as visitas técnicas ocorridas nos sete municípios com competência para licenciar suas próprias atividades. Foi possível identificar que os municípios que aderiram a essa política conquistaram poucos avanços. Os requisitos exigidos para adesão ao programa foram se perdendo, resultado da ausência de fiscalização do órgão estadual que não avaliou periodicamente o seu desenvolvimento em cada município, ocasionando uma precarização das ações voltadas à manutenção do meio ambiente local. Conclui-se que é necessária a revisão dos processos adotados, com fluxos definidos em todas as esferas e atendendo ao termo de cooperação técnica, para o melhor controle do uso dos recursos naturais e as premissas do pacto federativo.
Palavras-chave: Gestão ambiental compartilhada; Licenciamento ambiental; Política ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


