A DIMENSÃO EXTERNA (INTERNACIONAL) DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA: PRIMEIRAS NOTAS A PARTIR DO CASO BRASILEIRO (1930-1989)
Resumo
O objetivo do presente trabalho é propor uma leitura da dimensão externa ou internacional do conceito de administração política, a partir do caso brasileiro, visando a contribuir com a reflexão sobre o papel do Estado no desenvolvimento na América Latina em geral. Parte-se da premissa de que as especificidades da dimensão internacional do modelo de gestão das relações sociais no processo de execução do projeto de nação no Brasil (a administração política), no período 1930-1989, se vinculam com a ideia de uma ação estatal externa orientada ao desenvolvimento do país, bem como autônoma o suficiente no referente à margem de manobra na arena internacional. Dessa forma, apresenta-se uma reflexão teórica dos conceitos de desenvolvimento e autonomia, enquanto vetores da ação estatal externa, no contexto da administração política brasileira do período estudado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


