O HOMEM PARENTÉTICO DIANTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO MUNDO DO TRABALHO: UM PERCURSO PELA SUA ORIGEM, PELAS MANIFESTAÇÕES NA SOCIEDADE E NOVAS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS QUE INFLUENCIA
Resumo
O conceito de Homem Parentético apresentado por Guerreiro Ramos encontra-se em diferentes trabalhos, dentre eles, o mais difundido no Brasil, o artigo “Modelos de Homem e Teoria Administrativa (1984)”. No artigo, publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1972, Ramos apresenta a trajetória dos modelos humanos priorizados pelas organizações, desde o momento de sistematização das ciências sociais. No referido texto, o autor também relata um novo modelo de homem que desafiaria os padrões vigentes. Desenvolve, a partir da noção herdada de “em suspenso” e “parênteses” de Edmund Husserl, o conceito de Homem Parentético. Conforme esta percepção de homem, o indivíduo não seria visto apenas como mero instrumento, mas detentor de condições de se “pôr entre parênteses”: separar-se do seu ambiente interno e externo a ponto de examiná-los com uma visão crítica e se posicionar a partir de uma racionalidade substantiva. O objetivo deste texto, longe da pretensão de esgotar o assunto, é refletir sobre a posição do homem parentético, diante das dificuldades contemporâneas existentes no mundo do trabalho e do serviço público, tendo em vista que a organização é um lócus de diferentes dimensões, não restrita apenas ao seu aparato técnico-produtivo.
Palavras-chave: Guerreiro Ramos, Homem Parentético, mundo do trabalho, capitalismo flexível, Novo Serviço Público
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


