Falhas em normativos federais levam a irregularidades: relato de experiências com projetos executados por meio de parcerias entre universidades e fundações de apoio.
Palavras-chave:
Fundação de apoio, Instituição Federal de Ensino Superior, Lei 13.019/2014, Lei 8.958/1994Resumo
Este artigo visa apresentar as manifestações dos atores envolvidos nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, executados por meio de parcerias entre Instituições Federais de Ensino Superior e suas fundações de apoio, relativas aos problemas ocorridos e aos normativos federais que regem a accountability destes instrumentos, coletadas em uma dissertação de mestrado por meio da técnica grupo focal. A pesquisa que originou a dissertação teve uma abordagem qualitativa (do tipo descritivo-exploratória), apresentou os resultados das avaliações oriundas dos órgãos de controle, indicando os principais problemas constatados nessas parcerias. A utilização da técnica grupo focal proporcionou o debate entre os diversos atores envolvidos nos projetos, os quais estão vinculados à, pelo menos, duas instituições: coordenadores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos administrativos, servidores públicos e funcionários das fundações. Assim, com base nos estudos e na pesquisa empírica, apresentou-se a análise das manifestações, a conclusão do trabalho e as considerações finais, com sugestões para minimizar os problemas ocorridos na gestão desses projetos.
Downloads
Referências
BRASIL, Portal da Legislação Governo Federal. Decreto 7.423/2010. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/legislacao (acesso em 16/2/2016).
BRASIL, Portal da Legislação Governo Federal. Lei nº 13.019/2014 Disponível em http://www4.planalto.gov.br/legislacao (acesso em 16/2/2016).
BRASIL, Portal da Legislação Governo Federal. Lei nº 8.948/1994 Disponível em http://www4.planalto.gov.br/legislacao (acesso em 16/2/2016).
BRASIL. Portal da Legislação Governo Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. (acesso em 25/03/2016)
BRASIL. Portal do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Instrução Normativa Conjunta CGU/MPOG nº 01/2016. Disponível em: http://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in_cgu_mpog_01_2016.pdf. (acesso em 20/04/2017)
DALTO, C. C.; NOSSA, V; MARTINEZ, A.L. Recursos de Convênio entre Fundações de Apoio e Universidades Federais no Brasil: um estudo dos acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXVI., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD 2012.
DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2006.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 27 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
PINHO, J. A. G.; SACRAMENTO, A. R. S. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 6, p. 1332-1368, nov./dez. 2009
SILVA, A.P . Antes de uma fundação, um conceito: Um estudo sobre a disciplina jurídica das fundações de apoio na cooperação entre Universidade e Empresa. São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


