A Via Colonial e superexploração da força de trabalho no Brasil
Resumo
A Via Colonial, enquanto proposta de entendimento da constituição do capitalismo brasileiro possui determinadas categorias que se põem como essenciais para explicar esta forma particular determinada do metabolismo social do capital. Dentre as variadas tematizações e problematizações levantadas durante o itinerário de José Chasin, a superexploração da força de trabalho é identificada pelo mesmo através dos relacionamentos dos interesses econômicos próprios da burguesia nacional subalterna, retardatária e de industrialização atrofiada, com o capital externo, o que chama atenção para a particularidade de tal categoria na realidade brasileira. Categoria determinante para o entendimento dos dilemas nacionais do passado e do presente, o texto visa apresentar a problematização da superexploração da força de trabalho, o tratamento dado por Chasin e quais as formas mais gerais da questão atualmente no Brasil que continuam confirmando algumas das categorias contidas na tese da Via Colonial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


