A administração política do poder nacional: uma proposta para a formatação de um modelo de análise cratológica
Resumo
Este ensaio apresenta possibilidades de compreensão dos efeitos da Administração Política do Estado sobre seu poder nacional. Optou-se por explorar uma lacuna identificada na literatura disponível sobre Administração Política como campo do conhecimento: a da análise metodológica do poder nacional. A análise sobre o Estado Nacional a partir do prisma da Administração Política não pode prescindir de análise do elemento “poder”, essência basilar da dimensão Política que qualifica a Administração no bojo da abordagem teórica aqui tratada. Buscou-se adaptar existente modelo de análise do poder nacional aos pressupostos da Administração Política, argumentando- se pela viabilidade da convergência dos dois approaches. Para tanto, aplicou-se o modelo desenvolvido por Hans Morgenthau, autor realista das Relações Internacionais. A Metodologia aplicada estruturou-se, portanto, a partir da análise descritiva de cada elemento do poder nacional atrelado ao modelo apresentado, com posterior evidenciação dos pontos de encaixe das duas abordagens teóricas. O ensaio é finalizado com uma proposta de avanço nos estudos que conectem Administração Política e Cratologia na análise das ações empreendidas pelos Estados Nacionais. São apresentados modelos de análise a serem aplicados em estudos futuros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


