Transformação econômica e social do Brasil sob a perspectiva da Administração Política na gestão das universidades públicas federais
Palavras-chave:
Administração política, Gestão universitária, Desenvolvimento humanoResumo
A discussão sobre a parcela do orçamento destinada ao ensino superior público e gratuito no Brasil e sobre o alcance do ensino superior gratuito e o papel das instituições públicas de ensino superior fez surgir a ideia deste ensaio. Embora embrionário, o objetivo deste trabalho é propor um modelo genérico de gestão das instituições públicas federais de ensino superior[1] que possa alcançar, em uma geração, a transformação econômica e social do Brasil. Para isso, buscou responder à seguinte questão: quais os efeitos econômicos e sociais gerados em decorrência das mudanças estruturais da gestão das instituições públicas federais de ensino superior? A metodologia utilizada foi um ensaio crítico, permeado por alguns conceitos teóricos e o desenho de um modelo de gestão, especialmente de recursos, pelas instituições públicas de ensino superior. Os resultados desejados e esperados, em um horizonte de vinte anos, podem permitir que a sociedade brasileira alcance como resultados econômicos e sociais a melhoria de sua infraestrutura urbana, a melhoria do saneamento básico, uma maior produtividade no campo, a melhoria ampla nas áreas de educação e saúde, dentre outras, especialmente nos municípios mais carentes. Uma limitação deste trabalho é não discutir diretamente as áreas de pesquisas e extensão.
[1] Este termo utilizado no artigo limita-se às Universidade Públicas Federais.
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