EDUCAÇÃO SEXUAL E INCLUSÃO LGBTQIA+

DESAFIOS JURÍDICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/rds.v6i1.64891

Keywords:

direito, educação sexual, inclusão, LGBTQIA , políticas públicas

Abstract

Este artigo analisa a interseção entre educação sexual e inclusão LGBTQIA+ no Brasil, destacando os desafios jurídicos e as políticas públicas envolvidas. A pesquisa aborda a evolução histórica da educação sexual no país, o marco legal vigente, as resistências enfrentadas e as iniciativas governamentais e não governamentais que buscam promover um ambiente educacional inclusivo e respeitoso. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental, visando contribuir para o debate sobre a efetivação dos direitos humanos no contexto educacional brasileiro. educação a partir da análise, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Melissa Rayane Lira, Must University

Professora da Rede de Ensino dos municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. Graduada em Letras, Português e Inglês na UNI SÃO MIGUEL, Pós-Graduada em Ensino de língua Portuguesa na UNI SÃO MIGUEL, Mestrando em Tecnologia da Educação, na MUST UNIVERSITY. E-mail: Melissarlira@gmail.com.

Luiz Henrique do Nascimento Moura, Uninove

Graduado em Direito na UNINOVE, Pós-Graduado em Direito Constitucional e MBA em Direitos Humanos na faculdade IMES. E-mail: Luizhnm@hotmail.com.

References

BANDINI, Adriano; SILVA, Almir, et,al. DIVERSIDADE E INCLUSÃO: E SUAS DIMENSÕES – Editora ‏ : ‎ Literare Books International; 1ª edição (25 abril 2022)

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Disponível em: https://www.planalto.gov.br.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Projeto Escola Sem Homofobia: Diversidade e Cidadania na Escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ (acessado em: 12 fev. 2025).

LOURO, Guacira Lopes. GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: Uma Perspectiva Pós-Estruturalista – Editora Vozes, 2014.

PINHEIRO, Rodrigo Carlos; FREITAS, Luciana. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE – Mazza Edições, 2022.

PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br.

RAMOS, Rossana. INCLUSÃO NA PRÁTICA: ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Editora: ‎ Summus Editorial; Edição revista (5 junho 2023)

SEM APOIO INSTITUCIONAL, PROFESSORES DE SP COMBATEM LGBTFOBIA COM CRIATIVIDADE – Brasil de Direitos. Disponível em: https://www.brasildedireitos.org.br/.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE SERGIPE. Projeto Diversidade e Direitos Humanos na Escola. Disponível em: https://assistenciasocial.se.gov.br/propria-escola-da-rede-publica-estadual-recebe-projeto-diversidade-e-direitos-humanos-na-escola/.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Projeto Escola Sem Homofobia divulga resultados de pesquisa feita em Cuiabá. Disponível em: https://www.sesp.mt.gov.br/-/projeto-escola-sem-homofobia-divulga-resultados-de-pesquisa-feita-em-cuiaba.

UNESCO. Educação e Diversidade: Uma Análise das Práticas Inclusivas nas Escolas Brasileiras. Relatório UNESCO, 2017. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/expertise/education-quality-brazil.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Programa de Ação Afirmativa para Pessoas Trans (2016). Disponível em: https://www.usp.br.

Published

2025-07-01

How to Cite

LIRA, M. R.; MOURA, L. H. do N. . EDUCAÇÃO SEXUAL E INCLUSÃO LGBTQIA+: DESAFIOS JURÍDICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 6, n. 1, p. 177–193, 2025. DOI: 10.9771/rds.v6i1.64891. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/64891. Acesso em: 28 sep. 2025.