EDUCAÇÃO SEXUAL E INCLUSÃO LGBTQIA+
DESAFIOS JURÍDICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rds.v6i1.64891Keywords:
direito, educação sexual, inclusão, LGBTQIA , políticas públicasAbstract
Este artigo analisa a interseção entre educação sexual e inclusão LGBTQIA+ no Brasil, destacando os desafios jurídicos e as políticas públicas envolvidas. A pesquisa aborda a evolução histórica da educação sexual no país, o marco legal vigente, as resistências enfrentadas e as iniciativas governamentais e não governamentais que buscam promover um ambiente educacional inclusivo e respeitoso. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental, visando contribuir para o debate sobre a efetivação dos direitos humanos no contexto educacional brasileiro. educação a partir da análise, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT.
Downloads
References
BANDINI, Adriano; SILVA, Almir, et,al. DIVERSIDADE E INCLUSÃO: E SUAS DIMENSÕES – Editora : Literare Books International; 1ª edição (25 abril 2022)
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Disponível em: https://www.planalto.gov.br.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Projeto Escola Sem Homofobia: Diversidade e Cidadania na Escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ (acessado em: 12 fev. 2025).
LOURO, Guacira Lopes. GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: Uma Perspectiva Pós-Estruturalista – Editora Vozes, 2014.
PINHEIRO, Rodrigo Carlos; FREITAS, Luciana. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE – Mazza Edições, 2022.
PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br.
RAMOS, Rossana. INCLUSÃO NA PRÁTICA: ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Editora: Summus Editorial; Edição revista (5 junho 2023)
SEM APOIO INSTITUCIONAL, PROFESSORES DE SP COMBATEM LGBTFOBIA COM CRIATIVIDADE – Brasil de Direitos. Disponível em: https://www.brasildedireitos.org.br/.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE SERGIPE. Projeto Diversidade e Direitos Humanos na Escola. Disponível em: https://assistenciasocial.se.gov.br/propria-escola-da-rede-publica-estadual-recebe-projeto-diversidade-e-direitos-humanos-na-escola/.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Projeto Escola Sem Homofobia divulga resultados de pesquisa feita em Cuiabá. Disponível em: https://www.sesp.mt.gov.br/-/projeto-escola-sem-homofobia-divulga-resultados-de-pesquisa-feita-em-cuiaba.
UNESCO. Educação e Diversidade: Uma Análise das Práticas Inclusivas nas Escolas Brasileiras. Relatório UNESCO, 2017. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/expertise/education-quality-brazil.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Programa de Ação Afirmativa para Pessoas Trans (2016). Disponível em: https://www.usp.br.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Authors

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- This Journal reserves the right to direct normative, spelling and grammatical alterations in original works, with the intention of maintaining the standard worship of the language, respecting the authors' style.
- The exclusive opinions by the authors are their sole responsibility.
- The licensing rights used by the journal are the Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Copyright belongs exclusively to the authors. Sharing (copying and distributing the material in any medium or format) and adaptation (remixing, transforming and re-adapting the original work for all purposes, including commercial) are permitted, provided that due credit is given for the initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online after publication, as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).