Benefícios do ballet para pessoas com deficiência visual: estudo baseado na percepção da família
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.47250Palavras-chave:
dança inclusiva, dança adaptada, pessoas com deficiência, família, ensinoResumo
Nosso estudo objetivou caracterizar quais os benefícios do ballet para pessoas com Deficiência Visual (DV) na percepção da família. Participaram do estudo cinco mães (idade 38 a 46 anos). Suas filhas bailarinas com DV de natureza congênita (idade 13 a 22 anos), praticantes de balé clássico a três anos. A coleta de dados consistiu na aplicação de entrevista semiestruturada (via whatsapp) com questões relativas aos benefícios do ballet para jovens com DV. Nossos resultados indicaram benefícios relacionadas ao bem-estar e realização, a autoestima e a felicidade; melhora da postura, o equilíbrio e melhora da independência. Concluímos que na percepção das mães das bailarinas com DV os benefícios foram o desenvolvimento das filhas nos aspectos psicológicos e físico-motores.
Downloads
Referências
AGUIAR, F. Análise postural na prática do ballet clássico infantil. 2011. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Fisioterapia Traumato Ortopédica e Esportes, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, 2011.
ALBARRAN, P. A. O; SILVA, D. N. H; CRUZ, E. A. P. S. A dança e as pessoas com deficiência visual: uma análise de vinte anos de produção acadêmica brasileira. Revista de Ciências Humanas, v. 52, e49282. 2018
BRAGA, D. M.; GALÃO, A. P.; LABRONICI, R.H.D.D.; CUNHA, M.C.B.; OLIVEIRA, A.D.S.B. Benefícios da dança esporte para pessoas com deficiência física. Revista Neurociências, v. 10, n. 3, p. 153-157, 2002.
CÔTÉ, J.; SALMELA, J. H.; BARIA, A.; RUSSELL, S. J. Organizing and interpreting unstructured qualitative data. The Sport Psychologist, v. 7, n. 2, p. 127-137, 1993.
CRUZ, A. R.; RODRIGUES, D. F.; MELLO, M. T.; SIMIM, M. A. M.; ROSA, J. P. P.; WINCKLER, C.; SILVA, A.M. Percepção de qualidade de sono e de vida em atletas paralímpicos: comparação entre atletas com deficiência física e visual. Revista da Educação Física (UEM), v. 28, p. e2835, 2017.
CUNHA, I. A.; REIS, M. S.; XAVIER, H. A.; NEGREIROS, R. L. A dança como melhoria da consciência corporal de crianças com deficiência visual. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 2178, p. 6925. 2018
FIGUEIREDO, V. M. C.; TAVARES, M. C. C.; VENÂNCIO, S. Uma reflexão sobre a pessoa portadora de deficiência visual e a dança. Motrivivência, n. 12, p. 213-220, 1999.
FALSARELLA, A. P.; AMORIM, D. B. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 6, p. 306-317, 2008.
FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Artmed Editora, 2009.
FREITAS, P. S.; CIDADE, R. E. A. Noções sobre educação física e esporte para pessoas portadoras de deficiência: uma abordagem para professores de 1º e 2º grau. Uberlândia: Gráfico Breda, 1997. 86p.
GOLIN, A. F. Dança e movimento: um significado para a pessoa portadora de deficiência visual. Benjamin Constant, n. 21, 2002.
JAARSMA, E. A.; DEKKER, R.; KOOPMANS, S. A.; DIJKSTRA, P. U.; GEERTZEN, J. H. Barriers to and facilitators of sports participation in people with visual impairments. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 31, n. 3, p. 240-264. 2014.
LOPES, R. P. V.; MARQUEZAN, R. O envolvimento da família no processo de integração/inclusão do aluno com necessidades especiais. Revista Educação Especial, p. 43-49, 2000.
MALANGA, E. B. Comunicação e balé. São Paulo: Ed Edima, 1985
MARBÁ, R. F.; SILVA, G. S.; GUIMARÃES, T. B. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 9, n. 1, 2016.
MEEREIS, E. C. W.; LEMOS, L. F. C.; PRANKE, G. I.; ALVES, R. F.; TEIXEIRA, C. S.; MOTA, C. B. Deficiência visual: uma revisão focada no equilíbrio postural, desenvolvimento psicomotor e intervenções. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, n. 1, p. 108-113, 2011.
PEREZ, S. S. ; SELLE, J. K. ; ROSSO, J. T. ; SPERB, P. M ; PEREIRA, J. L. C. Inserção do deficiente visual na dança. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2013, Londrina. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 2013. v. 1. p. 790-798.
REGEN, M. A instituição família e sua relação com a deficiência. Revista Educação Especial, n. 27, p. 1-8, 2006.
RIBEIRO, N. C. Autoestima para pessoas com deficiência visual: análise qualitativa do constructo e fatores influenciáveis. 2018. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SILVA, J. E. C. Ballet clássico: significados e vivências de pessoas adultas. 2018. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
SOUZA, B. A influência do ballet clássico na postura do indivíduo idoso. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Bacharelado em Dança, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz Sales Silva, Marcos Antônio Almeida Campos, Lívia Gomes Viana Meireles, Mário Antônio de Moura Simim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.