A cena expandida: cruzamentos entre teatro, cinema e vídeo Conceitos e poéticas múltiplas
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.55061Palavras-chave:
Cena expandida, teatro, audiovisual, real, cineficação da cena, filme de teatroResumo
O texto discute a relação entre teatro e tecnologias digitais, especialmente imagens gravadas e projetadas. Questiona-se se a "performance ao vivo" ainda é composta por atores de carne e osso, e se as telas podem abrir novos espaços para a imaginação e alterar a percepção da plateia, explorando um mundo em constante mudança. O texto também aborda a chegada das imagens digitais ao teatro, destacando como a tecnologia digital expandiu as possibilidades de criação e documentação da cena. A presença de imagens na cena teatral altera a percepção do espectador e amplia as possibilidades da peça. O teatro sempre teve uma relação com o cinema, mas a linguagem digital traz novas possibilidades e desafia conceitos como identificação, ilusão, espectador e presença. Os avanços tecnológicos permitiram aos criadores do palco expandir seus métodos de criação, inventando dispositivos e cruzando resultados. No final do século XX, surgiram no cenário teatral procedimentos que envolviam a interseção entre cinema e teatro, como o uso de filmes como material criativo, a influência da edição acelerada no cinema no ritmo da encenação, a projeção de imagens sobrepostas na cena, o uso de trilhas sonoras gravadas e a gravação de ensaios em vídeo. Essas tecnologias ampliaram as possibilidades de criação teatral e a gravação de performances em vídeo.
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