A cena expandida: cruzamentos entre teatro, cinema e vídeo Conceitos e poéticas múltiplas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.55061

Palavras-chave:

Cena expandida, teatro, audiovisual, real, cineficação da cena, filme de teatro

Resumo

O texto discute a relação entre teatro e tecnologias digitais, especialmente imagens gravadas e projetadas. Questiona-se se a "performance ao vivo" ainda é composta por atores de carne e osso, e se as telas podem abrir novos espaços para a imaginação e alterar a percepção da plateia, explorando um mundo em constante mudança. O texto também aborda a chegada das imagens digitais ao teatro, destacando como a tecnologia digital expandiu as possibilidades de criação e documentação da cena. A presença de imagens na cena teatral altera a percepção do espectador e amplia as possibilidades da peça. O teatro sempre teve uma relação com o cinema, mas a linguagem digital traz novas possibilidades e desafia conceitos como identificação, ilusão, espectador e presença. Os avanços tecnológicos permitiram aos criadores do palco expandir seus métodos de criação, inventando dispositivos e cruzando resultados. No final do século XX, surgiram no cenário teatral procedimentos que envolviam a interseção entre cinema e teatro, como o uso de filmes como material criativo, a influência da edição acelerada no cinema no ritmo da encenação, a projeção de imagens sobrepostas na cena, o uso de trilhas sonoras gravadas e a gravação de ensaios em vídeo. Essas tecnologias ampliaram as possibilidades de criação teatral e a gravação de performances em vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Carrera, UNIRIO/ UFRJ

Julia Carrera é doutora pelo PPGAC-UNIRIO (2023) em História e historiografia do teatro e das artes, com passagem pela Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, sob orientação de Béatrice Picon-Vallin. Defendeu uma tese sobre o trânsito entre teatro e cinema na obra de Ariane Mnouchkine e do Théâtre du Soleil. É mestre pela UFRJ (2017) e sua dissertação foi publicada em livro, Les Éphémères - cinema em cena no Théâtre du Soleil (Ed. Giostri, 2021). Atualmente está em pesquisa de pós-doutorado na ECA/USP (Proposta para sistematização de uma prática de criação na cena expandida "pós-pandêmica", sob supervisão do Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa) e na ECO/UFRJ (A prática da cineficação da cena: a criação do espetáculo O Manto da Noite, de Carola Saavedra, na cena expandida "pós-pandêmica", sob supervisão da Profa. Dra. Gabriela Lírio). É pesquisadora no grupo de pesquisa CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, ECA - USP, sob direção do Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho. Entre seus trabalhos artísticos destaca-se o espetáculo musical As Comadres (Les Belles-Soeurs), um clássico do teatro canadense de Michel Tremblay (1965), adaptado como musical por René Richard Cyr (2010) e traduzido para o português por Julia Carrera (2018) para a montagem brasileira com direção geral de Ariane Mnouchkine, marcando o primeiro trabalho da encenadora e cineasta fora do Théâtre du Soleil; estreou em março de 2019 no Festival de Curitiba e, no mesmo ano, cumpriu temporadas no Teatro Sesc Ginástico no Rio de Janeiro e no Teatro Anchieta/ Sesc Consolação em São Paulo. Em 2021, o espetáculo fez turnê na França passando pelo Théâtre National Populaire - TNP (Bordeaux) e Théâtre Épée de Bois/ Cartoucherie (Paris), em uma co-produção do Théâtre du Soleil. 

Felisberto Sabino da Costa, USP

Especialização em teatro e dança pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2001, realiza um estágio de pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, atuação com objetos e teatro de animação. Coordenador de O Círculo - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Carrera, J., & Costa, F. S. da. (2025). A cena expandida: cruzamentos entre teatro, cinema e vídeo Conceitos e poéticas múltiplas. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.55061

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE