Por um gesto honesto: Rubens Barbot e a dança negra contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.61587

Palavras-chave:

Rubens Barbot, Dança negra contemporânea, Educação, Decolonialidades, Negritude

Resumo

O artigo discute a importância do trabalho de Rubens Barbot na dança contemporânea e propõe a rememoração de sua obra no campo da educação. A Companhia Rubens Barbot de Dança-Teatro foi a primeira companhia de dança contemporânea negra formada por artistas negros, que buscava valorizar os corpos dos seus bailarinos e hibridizar a cultura com a dança contemporânea. O texto argumenta que, em um contexto em que a memória das lutas é invisibilizada, é importante trazer as propostas de Barbot e apresentá-las aos estudantes, a fim de promover uma educação antirracista e descolonizar corpos e mentes. Por fim, os autores também destacam a importância de conectar-se à ancestralidade para promover novos saberes e modos de ver, viver e estar no mundo.

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Biografia do Autor

Leandro da Conceição Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento
pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É
Mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
(IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Possui especialização em Informação Científica e Tecnológica
em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É bacharel
em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação
pela UFRJ e licenciatura em Pedagogia pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é bibliotecário-
documentalista pela UFMG. Seus temas de estudos
são: Ciência da Informação, acesso livre, repositórios, periódicos
científicos, universidades e ciência.

Paulo Melgaço da Silva Jr., Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor e pesquisador
da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Escola
Estadual de Dança Maria Olenewa), professor na Secretaria
Municipal de Educação de Duque de Caxias/Rio de
Janeiro e professor colaborador do Mestrado Profissional
Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC-UNIRIO). Seus
temas de estudos são: currículo, multi/interculturalidade,
cotidiano na escola, artes, sexualidades, masculinidades,
raça. Publicou, entre outros livros, Escola Estadual de
Dança Maria Olenewa 75 anos: a história que fez estórias,
Mercedes Baptista: a dama negra da dança.

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

Borges, L. da C., & Silva Jr., P. M. da. (2025). Por um gesto honesto: Rubens Barbot e a dança negra contemporânea. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.61587

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE