For an honest gesture: Rubens Barbot and contemporary black dance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.61587

Keywords:

Rubens Barbot, Contemporary black dance, Education, Decolonialities, Blackness

Abstract

The article discusses the importance of Rubens Barbot's work in contemporary dance and proposes a remembrance of his work in the field of education. Companhia Rubens Barbot de Dança-Teatro was the first black contemporary dance company formed by black artists, which sought to value the bodies of its dancers and hybridize culture with contemporary dance. The text argues that, in a context where the memory of struggles is made invisible, it is important to bring Barbot's proposals and present them to students in order to promote anti-racist education and decolonize bodies and minds. Finally, the authors also highlight the importance of connecting to ancestry in order to promote new knowledge and ways of seeing, living and being in the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro da Conceição Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento
pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É
Mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
(IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Possui especialização em Informação Científica e Tecnológica
em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. É bacharel
em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação
pela UFRJ e licenciatura em Pedagogia pela Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é bibliotecário-
documentalista pela UFMG. Seus temas de estudos
são: Ciência da Informação, acesso livre, repositórios, periódicos
científicos, universidades e ciência.

Paulo Melgaço da Silva Jr., Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor e pesquisador
da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Escola
Estadual de Dança Maria Olenewa), professor na Secretaria
Municipal de Educação de Duque de Caxias/Rio de
Janeiro e professor colaborador do Mestrado Profissional
Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC-UNIRIO). Seus
temas de estudos são: currículo, multi/interculturalidade,
cotidiano na escola, artes, sexualidades, masculinidades,
raça. Publicou, entre outros livros, Escola Estadual de
Dança Maria Olenewa 75 anos: a história que fez estórias,
Mercedes Baptista: a dama negra da dança.

References

BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, n. 11, p. 89-117, maio/ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 dez. 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 12 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 20 jan. 2024.

LARSEN, G.; BARBOT, R. Manifesto: por um gesto honesto. In: RAMALHO, C. (org). Companhia Rubens Barbot: teatro de dança. Belo Horizonte: Nandyala, 2013. p. 13-15.

MENDONÇA, A. V. Bailarino Rubens Barbot, de 72 anos, morre no Rio. G1, Rio de Janeiro, 28 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/07/28/bailarino-rubens-barbot-de-72-anos-morre-no-rio.ghtml. Acesso em: 12 jan. 2024.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun. 2017.

MOREIRA, R. Não existe história sem arte. In: RAMALHO, C. (org). Companhia Rubens Barbot: teatro de dança. Belo Horizonte: Nandyala, 2013. p. 15-19.

OLIVEIRA, E. D. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, DF, n. 18, p. 28-47, maio/out. 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4456/4068. Acesso em: 12 jan. 2024.

PAVLOVA, A.; PEREIRA, R. A coreografia de uma década: a história do Panorama RIOARTE de dança. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, globalización y democracia: tendencias básicas de nuestra época - globalización y democracia, Cuadernos (Instituto de Altos Estudios Diplomaticos Pedro Gual), Caracas, v. 1, p. 25-61, 2001.

RAMALHO, C. Dançologia negra: Companhia Rubens Barbot (teatro e dança). In: RAMALHO, C. (org). Companhia Rubens Barbot: teatro de dança. Belo Horizonte: Nandyala, 2013. p. 20-47.

SILVA JÚNIOR, P. M. Quando as questões de gênero, sexualidades, masculinidades e raça interrogam as práticas curriculares: um olhar sobre o processo de co/construção das identidades no cotidiano escolar. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SILVA JÚNIOR, P. M. Mercedes Baptista: A dama negra da dança. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2021.

SILVA JÚNIOR, P. M.; CAETANO, M. Roda de homens negros: masculinidades, mulheres e religião. In: CAETANO, M.; SILVA JÚNIOR, P. M. (org.) De guri a cabra macho: masculinidades no Brasil. Rio de Janeiro, Lamparina, 2018. p. 190-211.

SUCENA, E. A dança teatral no Brasil. Rio de Janeiro: FUNDACEN, 1988.

VICENZA, I. Dança no Brasil: história visual. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.

WALSH, C. Lo pedagógico y lo decolonial. Entretejiendo caminhos. In: WALSH, C. Pedagogias decoloniales: prácticas insurgents de resistir, (re) existir y (re) vivir. Quito: AbyaYala, 2013. p. 23-68.

Published

2025-08-01

How to Cite

Borges, L. da C., & Silva Jr., P. M. da. (2025). For an honest gesture: Rubens Barbot and contemporary black dance. Repertório, 1(01). https://doi.org/10.9771/rr.v1i01.61587