A UNIVERSIDADE COMO ALVO GLOBAL

Autores

  • Vladimir Safatle Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65180

Palavras-chave:

Universidade pública, Neoliberalismo, Extrema-direita, Conflitos sociais

Resumo

A universidade pública é uma instituição que se tornou nos últimos anos espaço de intervenções violentas de toda ordem. Desde acusações de islamo-guachismo em países como a França até intervenção em campi contra estudantes em solidariedade com a causa palestina nos EUA e Alemanha, o que vemos é a universidade pública como espaço de tensionamento social. Essas ações policiais e estatais visam redimensionar a universidade, cortando-a de sua dimensão crítica e alinhando-a ao horizonte hegemônico de gestão das crises sociais. Nesse artigo, gostaria de analisar as condições para que a universidade preserve sua capacidade crítica em meio ao horizonte de desmonte neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Safatle, Universidade de São Paulo

Professor titular do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. Visiting Scholar em diversas instituições, foi responsável de seminário no Collège International de Philosophie (Paris). É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise e presidente da Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH-USP. Autor de vários livros, publicou entre outros: Grande Hotel Abismo: por uma reconstrução da teoria do reconhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 325p, e Dar corpo ao impossível: O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 317p.



Referências

BURKE, Edmund. Reflexões sobre a revolução na França. Campinas: Vide editorial, 2017.

GRAEBER, David. Trabalhos de merda: uma teoria. Lisboa: Edições 70, 2022.

POLLOCK, Friedrich; State Capitalism: Its Possibilities and Limitations. In: ARATO, Andrew; GEBHARDT, Eike. The Essential Frankfurt School Reader. Nova York: Continuum, 1983.

PROST, Antoine. Éducation, sociétés et politiques. Une histoire de l’enseignement de 1945 à nos jours. Paris: Éd. du Seuil, 1997.

RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos. São Paulo: MBooks, 2004.

SAFATLE, Vladimir. A revolução conservadora no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.opendemocracy.net/pt/brazils-conservative-revolution-pt/. Acesso em: 28 abr. 2025.

SAFATLE, Vladimir. Pensar após Gaza. In: OLIVEIRA, Rafael. Gaza no coração. São Paulo: Editora Elefante, 2024.

SALLES, João Carlos. Universidade pública e democracia. São Paulo: Boitempo, 2020.

Downloads

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Safatle, V. . (2025). A UNIVERSIDADE COMO ALVO GLOBAL. Caderno CRH, 38, e025034. https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65180

Edição

Seção

Dossiê Especial