A UNIVERSIDADE COMO ALVO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.65180Palavras-chave:
Universidade pública, Neoliberalismo, Extrema-direita, Conflitos sociaisResumo
A universidade pública é uma instituição que se tornou nos últimos anos espaço de intervenções violentas de toda ordem. Desde acusações de islamo-guachismo em países como a França até intervenção em campi contra estudantes em solidariedade com a causa palestina nos EUA e Alemanha, o que vemos é a universidade pública como espaço de tensionamento social. Essas ações policiais e estatais visam redimensionar a universidade, cortando-a de sua dimensão crítica e alinhando-a ao horizonte hegemônico de gestão das crises sociais. Nesse artigo, gostaria de analisar as condições para que a universidade preserve sua capacidade crítica em meio ao horizonte de desmonte neoliberal.
Downloads
Referências
BURKE, Edmund. Reflexões sobre a revolução na França. Campinas: Vide editorial, 2017.
GRAEBER, David. Trabalhos de merda: uma teoria. Lisboa: Edições 70, 2022.
POLLOCK, Friedrich; State Capitalism: Its Possibilities and Limitations. In: ARATO, Andrew; GEBHARDT, Eike. The Essential Frankfurt School Reader. Nova York: Continuum, 1983.
PROST, Antoine. Éducation, sociétés et politiques. Une histoire de l’enseignement de 1945 à nos jours. Paris: Éd. du Seuil, 1997.
RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos. São Paulo: MBooks, 2004.
SAFATLE, Vladimir. A revolução conservadora no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.opendemocracy.net/pt/brazils-conservative-revolution-pt/. Acesso em: 28 abr. 2025.
SAFATLE, Vladimir. Pensar após Gaza. In: OLIVEIRA, Rafael. Gaza no coração. São Paulo: Editora Elefante, 2024.
SALLES, João Carlos. Universidade pública e democracia. São Paulo: Boitempo, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.