QUE CORPOS SÃO ESSES? A percepção do corpo deficiente e suas possibilidades

Autores/as

  • Patrícia Avila Ragazzon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Corpo, Deficiência intelectual, Performance, Teatro, Inclusão

Resumen

Que corpo é este denominado “deficiente”? Que metodologia de trabalho poderia ser aplicada para desenvolver atividades teatrais junto a pessoas com Deficiência Intelectual? Quais as possibilidades performativas destes corpos? A profundidade que pode conter cada um destes questionamentos e suas implicações orienta o presente texto, sem a intenção de produzir respostas absolutas, mas expandindo a reflexão em busca de um teatro feito por pessoas com capacidades psicomotoras distintas, sem o estigma do assistencialismo, sem a classificação ultrapassada de “pessoas especiais”, mas visando a sua qualidade técnica, artística e o seu acolhimento. Serão abordados referenciais teóricos contemporâneos que se harmonizam à experiência prática, realizada a partir de oficinas permanentes de teatro que acontecem desde 2014 na APABB RS junto a este público. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Avila Ragazzon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, atualmente, mestranda pelo PPGAC/UFRGS. É atriz do Ato Espelhado Companhia Teatral e trabalha com grupos de teatro em oficinas continuadas para pessoas com e sem deficiência.

Publicado

2020-02-07

Cómo citar

Ragazzon, P. A. (2020). QUE CORPOS SÃO ESSES? A percepção do corpo deficiente e suas possibilidades. Cadernos Do GIPE-CIT, (38), 130–141. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35451