ALICERCES POLIFÔNICOS: um diálogo entre Bakhtin e o CPC

Autores/as

  • Carluce Couto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.50.2023.53534

Palabras clave:

Centro Popular de Cultura, Polifonia, Bakhtin, Teatro político

Resumen

Este artigo considera que o Centro Popular de Cultura (CPC) foi um movimento cultural cujas bases estruturantes eram alicerçadas pela polifonia, no sentido estabelecido pela obra de Mikhail Bakhtin. Isso decorreu, principalmente, da coesão e colisão entre diversas vozes sociais, que colaboraram para construir um discurso artístico que refletisse objetivamente as condições sociais e históricas da época, o que culminou em uma vasta gama de expressões artísticas, evidenciando a notável diversidade de linguagens presentes em suas obras. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografía del autor/a

Carluce Couto, Universidade Federal da Bahia

Desenvolve pesquisa no Mestrado em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, sob orientação do Professor Dr. Gil Vicente Tavares; é bolsista da FAPESB. Possui graduação em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral, pela UFBA (2018), e é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador – UCSAL (2011).      

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

Couto, C. (2023). ALICERCES POLIFÔNICOS: um diálogo entre Bakhtin e o CPC. Cadernos Do GIPE-CIT, (50), 160–177. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.50.2023.53534