ENCRUZILHADAS (PER)FORMATIVAS E INTERDISCIPLINARES DE UM PROFESSOR-MEDIATOR

Autori

  • Adilson Di Carvalho Escola Superior de Artes Célia Helena

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.62753

Parole chiave:

Arte na Escola, Interdisciplinaridade, Mediator, Professor de Arte(s), Exu

Abstract

Partindo da encruzilhada estabelecidas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) no que se refere à atuação do professor de Arte nas escolas, apresento-me, aqui, como um professor de Arte(s), revelando a fricção entre a formação acadêmica – em uma modalidade/linguagem artística específica – e a realidade polivalente que se instaura no contexto escolar. Ao descrever uma prática artístico-pedagógica no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em uma escola de Campina Grande, Paraíba, mobilizo o conceito de “professor-mediator”, ou tão-somente mediator, valendo-me da minha formação em Teatro para conduzir processos de leitura – e (re)invenção – da imagem. Assentado na cosmopercepção de Exu, o artigo expõe um percurso de (sobre)vivência para atravessar as encruzilhadas interdisciplinares do campo da Arte na Educação Básica. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

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Biografia autore

Adilson Di Carvalho, Escola Superior de Artes Célia Helena

Ator, Encenador e Professor de Arte(s) da Secretaria de Educação da Paraíba. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade de Évora (Portugal) por meio do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI 2012-2014) da CAPES-Brasil. Mestrando em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, em parceria com a Escola Itaú Cultural. Este artigo contém um resultado parcial de pesquisa em andamento, que se desenvolve sob orientação da Professora Dra. Graziela Kunsch.

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Pubblicato

2024-12-04

Come citare

Di Carvalho, A. (2024). ENCRUZILHADAS (PER)FORMATIVAS E INTERDISCIPLINARES DE UM PROFESSOR-MEDIATOR. Cadernos Do GIPE-CIT, (52), 21–37. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.52.2024.62753