“Vamos fazer o que com essa memória ecológica?” – Ailton Krenak
DOI:
https://doi.org/10.9771/asf169446Palabras clave:
Memória, Ecologia, Natureza, Cultura, DecolonialResumen
A presente entrevista com o filósofo e ativista dos povos indígenas AiltonKrenak, realizada em 20 de agosto de 2023, é uma adaptação de um diálogo quefaz parte dos dados da pesquisa etnográfica que subsidiou minha tese dedoutorado Monitorando Mudanças Socioambientais: memórias ecológicas no Delta doSão Francisco, defendida em 2025 no Programa de Pós-graduação emAntropologia (PPGA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na ocasião,guiado por questionamentos sobre memória e ecologia, Ailton Krenak amplia odebate sobre essas duas categorias para uma ótica decolonial que entrelaça, deforma fluída, a compreensão sobre natureza e cultura diante do perspectivismoameríndio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Antropología Sin Fronteras: Revista del Programa de Posgrado en Antropología y del Departamento de Antropología y Etnología de la UFBA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Antropologia Sem Fronteiras adota a política de Acesso Aberto, reafirmando seu compromisso com a democratização do conhecimento científico em escala global. Em consonância com esse princípio, as/os autoras/es mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob a licença CC BY-NC-SA 4.0. Essa licença permite o compartilhamento e a adaptação do conteúdo, desde que seja atribuída a autoria original e publicação inicial nesta revista, não haja uso comercial e quaisquer obras derivadas mantenham a mesma licença.
