O FEMINICÍDIO COMO CRIME AUTÔNOMO E SEUS IMPACTOS NO DIREITO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rds.v5i2.65229Palabras clave:
feminicídio, pacote antifeminicídio (Lei 14.994/24), mulheres, feminino, gênero, ingratidão, impedimentos para o casamento, exclusão do hereiro, indignidade, deserdaçãoResumen
A criação do crime de feminicídio como um tipo penal autônomo pelo pacote antifeminicídio (Lei 14.994/24) trouxe consequências no âmbito do Direito Civil que não foram devidamente consideradas, haja vista que por não mais ser uma qualificadora do crime de homicídio, o ato de matar alguém pelo fato de expressar o feminino nao pode mais ser entendido como parte do outro tipo.
A questão delicada que se impõe recai exatamente sobre a possibilidade ou não de se impor as restrições legais previstas para o crime de homicídio quando a condenação for por feminicídio, o que pode ter impactos em sede de ingratidão (doações), impedimentos para o casamento e exclusão de herdeiros da sucessão.
Descargas
Citas
CUNHA, Leandro Reinaldo da. A ADPF 787 e o dever de utilização de termos inclusivos na DNV. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/coluna/direito-e-sexualidade/419445/a-adpf-787-e-o-dever-de-utilizacao-de-termos-inclusivos-na-dnv. Acesso em 29 dez.2024.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. A ADPF 787 e o dever de utilização de termos inclusivos na DNV. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/coluna/direito-e-sexualidade/419445/a-adpf-787-e-o-dever-de-utilizacao-de-termos-inclusivos-na-dnv. Acesso em 29 dez.2024.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. A confusão entre sexo e gênero e seus impactos jurídicos. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/coluna/direito-e-sexualidade/388613/a-confusao-entre-sexo-e-genero-e-seus-impactos-juridicos. Acesso em 29 dez.2024.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. A necessidade da fixação da concepção jurídica dos pilares da sexualidade. Revista Direito e Sexualidade. Salvador, v.5, n.2, p. III-VII, 2024.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. A responsabilidade civil face à objeção ao tratamento do transgênero sob o argumento etário. Responsabilidade Civil e Medicina, 2. ed., Indaiatuba: Editora Foco, p. 307 – 321, 2021.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. Manual dos direitos transgênero - a perspectiva jurídica da identidade de gênero de transexuais e travestis. São Paulo: Saraiva Jur, 2025.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. Manual dos direitos transgênero – a perspectiva jurídica da identidade de gênero de transexuais e travestis. São Paulo: Saraiva Jur, 2025.
CUNHA, Leandro Reinaldo da. Refúgio/asilo político para pessoas LGBTI+. Revista Direito e Sexualidade. Salvador, v.3, n.2, p.189-204, 2022,
CUNHA, Leandro Reinaldo da. Sexo e gênero no pacote antifeminicídio (lei 14.994/24). Disponível em https://www.migalhas.com.br/coluna/direito-e-sexualidade/420105/sexo-e-genero-no-pacote-antifeminicidio-lei-14-994-24. Acesso em: 29 dez.2024
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Autores

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- A Revista se reserva o direito de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de suas exclusivas responsabilidades.
- Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar e readaptar o trabalho original para todos os fins, inclusive comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação, uma vez que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).











