Reabertura para Submissão de Artigos

2025-08-27

Em nome da Equipe Editorial dos Cadernos de Gênero e Diversidade , temos a satisfação de anunciar a reabertura de submissão de artigos, que estava fechada desde março de 2024, devido a uma transição editorial com foco na avaliação e processamento editorial de um imenso volume de artigos submetidos. Tendo atendido este objetivo, com a volta à regularidade trimestral de publicação dos Cadernos, a partir de 1º de setembro de 2025, retomaremos o fluxo contínuo de recebimento de novos artigos e nos comprometemos a voltar a publicar os Cadernos 4 vezes por ano.

Criados em 2014, ao longo de onze anos de existência, os Cadernos de Gênero e Diversidade consolidaram-se como referência no campo dos Estudos de Gênero e Sexualidade no Brasil. Mantendo a UFBA como sua âncora editorial, os Cadernos são editados pela REDE NIGS, que tem ramificações em todo o Brasil e no exterior, desde 2024.

Continuaremos a publicação de produções acadêmicas nos formatos já existentes: Artigo, Entrevista, Tradução, Ensaio, Diário de Campo e Resenha. 

Todavia, nesta nova fase editorial, publicaremos apenas artigos que tragam significativa contribuição teórica baseada em dados de pesquisas empíricas originais para os campos de estudos de gênero, sexualidades e diversidades.

Além da seção geral de Artigos, buscamos organizar em cada edição  Seções Temáticas que reúnem em torno de um grande tema do campo dos estudos de gênero e diversidade, artigos submetidos em fluxo contínuo. Também acolhemos Dossiês organizados por editoras colaboradoras dos Cadernos, cujo objetivo é problematizar questões emergentes de nosso campo de estudos. As Entrevistas têm como objetivo reconhecer a contribuição intelectual e as trajetórias de pesquisadoras de referência no campo de estudos feministas no Brasil e as Traduções nos permitem o acesso ao pensamento de autoras e autores que têm produzido, em particular, no sul global. As Resenhas de livros recentemente publicados nos estimulam a conhecer a pungente produção intelectual contemporânea de nosso campo. 

Lembramos que os Cadernos nasceram, por iniciativa de Felipe Bruno Martins Fernandes, que desejava incentivar estudantes de graduação do NEIM UFBA a divulgarem suas pesquisas de iniciação científica. Todavia, pelas exigências do campo editorial acadêmico brasileiro, nossa publicação passou a privilegiar contribuições de pesquisadoras da pós-graduação, em particular as de estudantes produzidas em parceria com a orientação. É para voltar a contemplar esta faixa inicial da formação no campo dos estudos de gênero, sexualidades e diversidade, e um público mais amplo de autoras/leitoras e autores/leitores que, a partir de 2026, teremos uma nova seção intitulada Iniciação Científica

Além desta, a partir do volume 12, teremos também uma nova seção intitulada Escritas Criativas que acolherá uma gama mais variada de textos, como relatos de experiências didáticas, etnografias visuais, ensaios artísticos, verbetes, etc. sempre em sintonia com o foco teórico e temático dos Cadernos de Gênero e Diversidade.

Ao assumir a coordenação editorial, a Rede NIGS, que reúne pesquisadoras egressas do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem atuado com o compromisso ético de avaliar com seriedade e de contribuir para a melhoria da pesquisa no campo de gênero, sexualidades e diversidades com pareceres densos e colaborativos visando dar visibilidade e reconhecimento ao campo de estudos feministas e queer no Brasil. A lista de pareceristas é publicada anualmente no último número de cada volume. Além de uma pequena equipe que atua, voluntariamente, na edição dos Cadernos, cada número conta com artistas que nos oferecem suas artes para as capas e com editoras e editores convidados.

É com alegria que convidamos a comunidade acadêmica a enviar suas contribuições e a participar desta nova etapa de publicação.

Acesse o link para submissão: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/about/submissions

Miriam Pillar Grossi, Izabela Liz Schlindwein, Juliana Cavilha, Carolina Bergman e Priscilla Gusmão 

Equipe editorial dos Cadernos de Gênero e Diversidade - agosto de 2025