Conocimientos sobre VIH/SIDA
¿qué piensan los jóvenes?
Palabras clave:
Adolescente, Adulto Joven, Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida, VIHResumen
Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de adolescentes e adultos jovens sobre HIV e a Aids. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A produção dos dados aconteceu em novembro e dezembro de 2021 e realizado com adolescentes jovens (15 a 19 anos) e adultos jovens (20 a 24 anos), a partir do método de Snowball Sampling. Para a análise dos discursos utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin e o Software NVIVO. Após análise dos dados, emergiram três categorias: “Desvelando o conhecimento de adolescentes e jovens acerca do HIV e da Aids; “A estigmatização de Pessoas que Vivem com HIV na sociedade cotidiana”; “Percepção de risco para o HIV sob ótica do adolescente e do jovem”. Ocorreu uma recusa importante na participação do estudo, por grande parte dos jovens abordados, em função da temática em questão. Foram encontradas lacunas e fragilidades significativas, no conhecimento dos jovens sobre o HIV no que se refere à transmissão e o curso da infecção. O preconceito ainda se faz presente, provavelmente pela ausência de intervenções educativas para Infecções Sexualmente Transmissíveis, o que reforça a emergência de ações de saúde e políticas públicas mais efetivas, que incorporem essa população.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. A. A. S. et al. Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. REBEn, v. 70, n. 5, p. 1087–94, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0531 Acesso em: 18 de jun. 2021.
ARAÚJO, E.C. Percepção e sentimento do adolescente com HIV/AIDS. Rev enferm UFPE on line., v. 11, Supl. 4, 2017. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5205/01012007 Acesso em: 18 de jun. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo. Edições 70. 2016. 3ª reimp. Da 1ª edição de 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurencebardin.pdf Acesso em: 18 de jun. 2021.
BASTONE, P. Ser mulher segundo Freud: um caminho para a feminilidade? Ekstasis: revista de hermenêutica e fenomenologia, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/ek.2020.51328. Acesso em: 13 de out 2022.
BOAKYE, D.S.; KUMAH, E.; ADJORLOLO, S. The Fight for an AIDS-Free World: Confronting the Stigma, Reaching the Marginalized, Annals of Global Health, v.90, n.1, p. 39, 2024. Available at: https://doi.org/10.5334/aogh.4414. Acesso em: 11 de dez 2024.
BRAGA, R. M.O; LIMAI, T. P.; GOMES, A. M. T. Representações sociais do HIV/AIDS para as pessoas que convivem com a síndrome. Rev enferm UERJ, v. 24, n.2, e15123. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.15123. Acesso em: 10 de jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Boletim Epidemiológico - VIH/Aids 2022. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/arquivos/boletim_hiv_aids_-2022_internet_24-11_finalizado.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos: Módulo 2: Coinfecções e infecções oportunistas – Brasília: Ministério da Saúde, 2024(a). 116 p.: il.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos: Módulo 1 : Tratamento – Brasília: Ministério da Saúde, 2024(b). 116 p.: il.
CARVALHO, L. G. L.; JARDIM, M. C.; GUIMARÃES, A. P. M. Educação sexual na perspectiva dos temas transversais: uma revisão de literatura. Educationis, v. 7, n. 2, p. 19–29, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.002.0003 Acesso em: 18 de jun. 2021.
COSTA, A.R.; NOBRE, C.M.G.; GOMES, G.C.; ALVAREZ, S.Q.; RIBEIRO, J.P.; ROSA, G.S.M. Dificuldades e família de crianças/adolescentes soropositivos. Rev enferm UERJ, v.27p.e42264, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2019.42264 Acesso em: 18 de jun. 2021.
CSETE, J.; ELLIOTT, R.; BERNARD, E.J. So many harms, so little benefit: a global review of the history and harms of HIV criminalisation. Lancet HIV, v.10, n.1, e52-e61, 2023. doi: 10.1016/S2352-3018(22)00248-X. Acesso em: 11 de dez. 2024.
EW, R. D. A. S.; CONZ, J; FARIAS, A.D.G.O.; SOMBRIOIV, P.B.M.; ROCHA, K.B. Diálogos sobre sexualidade na escola: uma intervenção possível. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 11, n. 2, p. 51–60, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24879/2017001100200155 Acesso em: 18 de jun. 2021.
GUARNIERI, R.; BOTELHO, F.C.; SILVA, L.A.V.; ZUCCHI, E.M. Representações sociais do HIV e o cuidado de jovens recentemente diagnosticados. Revista de Saúde Pública, v. 58, suppl 1, 6s. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2024058005594. Acesso em: 12 de dez. 2024.
HOCKENBERRY, M. J. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica. Marilyn J. Hockenberry, David Wilson, Cheryl C. Rodgers;[tradução Eliseanne Nopper, Flor de Letras , Sueli Toledo Basile]. - 10. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Brasil, Paraná, Borrazópolis censo demográfico 2010. IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/borrazopolis.html Acesso em: 18 de jun. 2021.
IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Caderno estatístico do município de Borrazópolis. 2021. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=86925&btOk=ok Acesso em: 18 de jun. 2021.
LORENZ, R. et al. Caregivers’ Attitudes towards HIV Testing and Disclosure of HIV Status to At-Risk Children in Rural Uganda. PLoS ONE, v.11, n.2, p.e0148950, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0154169 Acesso em: 18 de jun. 2021.
MOURA, L.R.; TORRES, L.M.; CADETE, M.M.M.; CUNHA, C.F. Fatores associados aos comportamentos de risco à saúde entre adolescentes brasileiros: uma revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017020403304 Acesso em: 18 de jun. 2021.
MOREIRA, A.S.; PINTO, V.M.; BASSO, C.R.; SPIASSI, A.L.; LOPES, M.E.B.R.; BARROS, C.R.S. Fatores associados ao não uso de preservativo por adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e54011528450, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-549720190034 Acesso em: 18 de jun. 2021.
MUSLIMIN, K. D.; BASO, Y. S.; HIDAYANTY, H.; SYARIF, S.; AMINUDDIN, A.; BAHAR, B. The effect of HIV/AIDS education prevention using web-based she smart on knowledge, attitudes, and practice in adolescent girls. International Journal of Health & Medical Sciences, v.5, n.1, p.31-36, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21744/ijhms.v5n1.1830 Acesso em: 18 de jun. 2021.
NASCIMENTO L C.N. et al. Saturação teórica em pesquisa qualitativa: relato de experiência na entrevista com escolares. Rev Bras Enferm, v.71, n.1, p.243–8, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0616 Acesso em: 18 de jun. 2021.
OLIVEIRA, M. M. D; JUNQUEIRA, T. L. S. Mulheres que vivem com HIV/aids: vivências e sentidos produzidos no cotidiano. Revista Estudos Feministas, v. 28, n. 3, p. 1–14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n361140 Acesso em: 18 de jun. 2021.
POLIT, D.F.; HUNGLER, B. Essentials of nursing research: methods, appraisal and utilisation. 5th ed. Philadelphia: Lippincott. 2001. Acesso em: 12 de jun. 2021.
RICHARD, L. Stigma and Discrimination: Threats to Living Positively with Human Immunodeficiency Virus. Nurs Clin N Am, v. 53, p.111–121, 2018. Acesso em: 07 de jan. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cnur.2017.10.006 Acesso em: 25 de jun. 2021.
SWINKELS, H.M.; JUSTIZ VAILLANT, A.A.; NGUYEN, A.D.; GULICK, P.G. HIV e AIDS. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534860/ Acesso em: 12 de dez. 2021.
SFAIR, S. C.; BITTAR, M.; LOPES, R. E. Sexual education for teenagers and young people: Mapping official prepositions. Saude e Sociedade, v. 24, n. 2, p. 620–632, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902015000200018 Acesso em: 18 de jun. 2021.
SALVADORI, M.; HAHN, G. V. Confidencialidade médica no cuidado ao paciente com HIV/aids. Revista Bioética, v. 27, n. 1, p. 153–163, jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422019271298 Acesso em: 12 de dez. 2024.
SOUZA, V.R.S. MARZIALE, M.H.P.; SILVA, G.T.R.; NASCIMENTO, P.L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm., v. 34, eAPE02631, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631 Acesso em: 18 de jun. 2021.
TESHALE, A. B. et al. Comprehensive knowledge about HIV/AIDS and associated factors among women of reproductive age in sub-Saharan Africa: a multilevel analysis using the most recent demographic and health survey of each country. BMC Infectious Diseases, v. 22, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://bmcinfectdis.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12879-022-07124-9 Acesso em: 14 de jul. 2021.
TRAN B. X. et al. Understanding Global HIV Stigma and Discrimination: Are Contextual Factors Sufficiently Studied? Int. J. Environ. Res. Public Health, v.16, n.11, p.1899. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph16111899 Acesso em: 15 de jun. 2021.
UNICEF. For Every child. HIV and AIDS in Adolescents. 2021. Disponível em: https://data.unicef.org/topic/hiv-aids/. Acesso em: 28 de set. 2022 Acesso em: 18 de jun. 2021.
VIEIRA, G. N. et al. O HIV/AIDS entre os jovens no Brasil: revisão integrativa da literatura. Health and Bioscences, v.2, n. 1, p. 16–30, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47456/hb.v2i1.32460 Acesso em: 15 de jul. 2021.
VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977. Acesso em: 22 de jun. 2021
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Fact Sheets of HIV. 2022 (a). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hiv-aids. Acesso em: 13 de set. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO. Older adolescent (15 to 19 years) and young adult (20 to 24 years) mortality. 2022. (b) Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/levels-and-trends-in-older-adolescent-(15-to-19-years)-and-young-adult-(20-to-24-years)-mortality. Acesso em: 27 de set. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.