Educação e desigualdade de gênero na EJA

Um estudo bibliográfico

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Questões de Gênero

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as questões de gênero que perpassam a EJA e a importância das aulas de ciências como um espaço produtivo para fomentar essas questões e possibilitar a emancipação e a transformação social de mulheres, implementando uma consciência de gênero acerca da função social da mulher e o papel que ela pode e deve exercer. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como base de dados para a pesquisa. Após a seleção do material bibliográfico, foram escolhidos nove trabalhos acadêmico-científicos para compor o corpus empírico do estudo. Como resultado, foi possível identificar que as concepções acerca de gênero por parte dos estudantes são consequência das influências culturais e do contexto social em que estão inseridos, revelando uma cultura machista estrutural que perpetua as discrepâncias entre os gêneros. Portanto, na busca por equidade entre os gêneros e pela formação de cidadãos críticos e emancipados, as aulas de ciências podem abordar as diferenças entre os gêneros e contribuir com a superação da cultura patriarcal.

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Biografia do Autor

Valeska, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela UFG.

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás

Docente do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Genovese, C. L. de C. R., Prates, V. C., & Genovese, L. G. R. (2024). Educação e desigualdade de gênero na EJA: Um estudo bibliográfico. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(1), 195–218. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53647

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Seção Temática