A inclusão da diversidade sexual e de gênero no ensino

uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Diversidade sexual, Diversidade de gênero, Ensino, Direitos humanos

Resumo

Parte-se do objetivo central de compreender o panorama da literatura científica sobre a inclusão da diversidade sexual e de gênero na educação brasileira. Por meio de uma revisão integrativa, realiza-se a análise qualitativa descritiva de conteúdo de 35 estudos selecionados a partir da aplicação de filtros e parâmetros pré-determinados. Adota-se, como pressuposto, que práticas de inclusão das diversidades devem permear políticas de conscientização e políticas atitudinais vinculadas aos direitos humanos, à liberdade e à equidade, em consonância com os fundamentos constitucionais de cidadania, dignidade e pluralismo. Conclui-se que, a despeito das previsões constitucionais e garantias legais, a inclusão da diversidade sexual e de gênero na educação mostra-se desafiadora, sendo um campo em disputa no país. Ainda, identificou-se que a maior parte dos estudos tem como foco a educação básica; a necessidade e relevância da capacitação docente; o potencial do ambiente universitário para a construção de projetos extensionistas de inclusão e diversidade; a importância de um ensino que rompa com essencialismos e favoreça a cocriação dialógica dos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, Atitus

Doutora em Direito (UFSC/2015), com estágio de pós-doutoramento (UFSC/2017). Mestre em Direito (UFSC/2011). Mestre em Ciências Humanas na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/2020). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da ATITUS Educação (Mestrado em Direito). Professora Colaboradora do Mestrado em Psicologia da ATITUS Educação (PPGP). Professora da Escola de Direito (ATITUS Educação). Pesquisadora da Fundação IMED. Pesquisadora Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão CineLaw - Cinema, Direitos Humanos e Sociedade: vias para o Empoderamento (CNPq), apoiado pelo Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH) e pelo Programa Youth for Human Rights (YHRB). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Biopolítica, Gênero e Direito (CNPq). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi), cargo de Conselheira Fiscal, gestão 2021-atual. Membro da Comissão para a Mulher - OAB/Passo Fundo. Membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Passo Fundo - RS. Atualmente tem como tema central de pesquisa Epistemologia, Direitos Humanos e Gênero. OrcID https://orcid.org/0000-0003-0303-599X Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55427997700 Web of Science/Publons https://publons.com/wos-op/researcher/2186763/leilane-serratine-grubba/ Academia https://imed.academia.edu/LeilaneSerratineGrubba/CurriculumVitae

Tássia Aparecida Gervasoni, Atitus

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com período sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha) - Bolsa CAPES PDSE. Mestre e Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora de Direito Constitucional e Ciência Política na Atitus Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Direito na Atitus Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais, Democracia e Desigualdade, vinculado ao CNPq. Líder da Missão de Observação Eleitoral 2022 no Rio Grande do Sul (Transparência Eleitoral Brasil). Finalista e menção honrosa no Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito - 2ª Edição, FGV - SP (2018) e 1º lugar na categoria comunicação oral do III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura - Fundação Antonio Meneghetti (2018), com a metodologia ativa desenvolvida para o ensino jurídico. Advogada. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Constitucional, Ciência Política e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, direitos sociais, desigualdades, justiça social, grupos vulnerabilizados na sociedade globalizada, novas formas de exploração tecnológica e exclusão digital, democracia. E-mail: tassiagervasoni@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8774-5421. http://www.scopus.com/inward/authorDetails.url?authorID=57225947083&partnerID=MN8TOARS

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Grubba, L. S., & Gervasoni, T. A. (2025). A inclusão da diversidade sexual e de gênero no ensino: uma revisão integrativa. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 200–231. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53661

Edição

Seção

Artigos